A dupla Gre-Nal fez a sua parte. Tanto Grêmio quanto Inter venceram seus compromissos neste fim de semana pelo Brasileirão, mas a distância para o G-4 se manteve. Na parte de baixo da tabela de classificação, o Cruzeiro tropeçou novamente e permaneceu mais uma rodada na zona de rebaixamento. Confira:
São Paulo 2x0 Atlético-MG
A caça ao G-4, que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores do ano que vem, segue complicada devido à vitória do São Paulo. No domingo (27), o time de Fernando Diniz bateu o Atlético-MG por 2 a 0, com gols de Igor Gomes e Vitor Bueno.
Para se manter em quarto lugar, a equipe são-paulina nem precisaria vencer. No entanto, o resultado mantém a distância de quatro pontos para o Inter, que é quinto colocado.
Bahia 2x3 Inter
Ao menos, a vitória colorada sobre o Bahia, em Salvador, fez o time subir uma posição. Com dois gols de Paolo Guerrero e um de Guilherme Parede, o Inter venceu por 3 a 2 na estreia de Zé Ricardo. É claro que o time contou com a ajuda do Corinthians.
O resultado não foi positivo para Roger Machado, que viu sua equipe perder uma posição, caindo para nono lugar.
Corinthians 0x0 Santos
Também no sábado, os corintianos não saíram do empate em 0 a 0 com o Santos. Mesmo jogando em casa, os comandados de Fábio Carille quase perderam a partida — o time precisou das defesas importantes de Cássio em finalizações de longa distância de Soteldo e Marinho.
Apesar de ter os mesmos 45 pontos do Inter, o Corinthians leva desvantagem no número de vitórias (13 contra 11) e, por isso, caiu para o sexto lugar. Os santistas, por sua vez, se mantiveram na terceira posição, com 52 pontos.
Grêmio 3x0 Botafogo
O empate do Corinthians também foi bom para o Grêmio, que se mantém no encalço por uma vaga no G-6. No domingo, a equipe de Renato Portaluppi virou a página da goleada sofrida para o Flamengo, que causou a eliminação na Libertadores, goleando outro carioca — o Botafogo, por 3 a 0.
Maicon, Thaciano e Everton anotaram os gols gremistas que fizeram o time chegar aos 44 pontos na tabela.
Flamengo 1x0 CSA
Quem segue irresistível é o Flamengo. Depois de classificar-se para a final da Libertadores, o time de Jorge Jesus fez uma nova vítima pelo Brasileirão: o CSA, de Argel Fucks.
Apesar de encarar um adversário que está no Z-4, o Rubro-Negro encontrou dificuldades e fez seu único gol no início da partida com o uruguaio Arrascaeta. Depois, contou com defesas importantes do goleiro Diego Alves para segurar os três pontos.
Avaí 1x2 Palmeiras
Quem não gostou nada da vitória flamenguista foi o Palmeiras, que, abaixo de muita chuva, venceu o lanterna Avaí, em Florianópolis. Porém, o time de Mano Menezes não tem muito do que reclamar, já que só alcançou a vitória por 2 a 1 com uma grande polêmica envolvendo o VAR.
Depois de saírem na frente do marcador com Deyverson, os paulistas viram os donos da casa chegarem ao empate em pênalti convertido por João Paulo. Na sequência, o árbitro Wilton Pereira Sampaio assinalou penalidade sobre o centroavante palmeirense e coube a Gustavo Scarpa dar números finais ao confronto.
Cruzeiro 1x1 Fortaleza
Se a parte de cima da tabela está previsível, a briga contra o rebaixamento ganha emoção a cada rodada. O Cruzeiro, por exemplo, não conseguiu superar o Fortaleza, em seu reencontro com Rogério Ceni, e amargou mais uma rodada no Z-4.
O time mineiro chegou a sair na frente do placar, com Orejuela, mas sofreu o empate em gol estranho de Wellington Paulista, que, mesmo caído, conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes. Assim, os comandados de Abel Braga seguem em 17º lugar, com 29 pontos.
Fluminense 1x1 Chapecoense
Com um ponto a mais do que os cruzeirenses e como último fora da zona de rebaixamento está o Fluminense. E este ponto precioso foi conquistado no sábado, quando o Tricolor carioca buscou o empate por 1 a 1 com a Chapecoense, no Maracanã.
Os catarinenses abriram o marcador com gol do ex-gremista Everaldo, mas Marcos Paulo deixou tudo igual.
Ceará 1x1 Vasco
O placar de 1 a 1 também marcou o confronto entre Ceará e Vasco, disputado no Castelão. A curiosidade é que os dois gols foram marcados por atletas que passaram pela dupla Gre-Nal. O ex-colorado Rossi, para os vascaínos, e o ex-tricolor Bergson, para os cearenses.
As duas equipes continuam fora do Z-4, mas a situação mais confortável é a do time comandado por Vanderlei Luxemburgo, que se permite até mesmo sonhar com vaga na Libertadores.
Athletico-PR 4x1 Goiás
No meio da tabela, Athletico-PR e Goiás protagonizaram um jogo de "sangue doce" em Curitiba. Os goianos até foram para o intervalo vencendo, com gol de Rafael Moura. Mas os atuais campeões da Copa do Brasil viraram com Léo Pereira, Rony, Adriano e Marco Rúben.
A goleada é uma boa notícia para todos que almejam chegar à Libertadores de 2020. Isso porque os atleticanos já estão garantidos na competição continental e, caso terminem o campeonato entre os seis melhores, abrem vaga para o sétimo colocado — o torneio pode ter até G-8, caso o Flamengo vença o River Plate na final da Libertadores.