Transar menstruada é um tabu para você? Há mulheres que se sentem "sujas" e preferem não ter relações sexuais no período. Mas existe outro grupo que sente ainda mais tesão e quer mesmo é aproveitar. No consultório, volta e meia o assunto reaparece, conta a ginecologista e sexóloga Fernanda Santos Grossi:
— As pacientes chegam mais preocupadas se podem engravidar no período menstrual do que propriamente se o sexo faz mal. É uma questão muito cultural. Não é proibido ter relação durante a menstruação — pontua.
E a maneira como a mulher encara o combo sexo e menstruação está intimamente ligada à construção cultural sobre o tema. Na opinião da ginecologista Nadiessa Dorneles Almeida, o sangue menstrual foi associado historicamente à impureza e à vergonha, só que, agora, há um movimento para encarar o processo com mais leveza, como algo natural — o que ajuda a desconstruir o tabu e impacta diretamente na vida sexual da mulher.
— Elas estão cada vez mais empoderadas, buscando melhorar sua sexualidade. Existem, sim, mitos que ainda surgem em algumas conversas. Entretanto, vejo na prática cada vez mais mulheres questionando e esclarecendo dúvidas sobre o assunto. É um processo importante de autoconhecimento feminino — afirma a médica Nadiessa.
Para saber o que é mito ou verdade sobre sexo na menstruação, conversamos com as duas especialistas — ambas integram a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (Sogirgs). Confira:
A mulher fica com mais tesão quando está menstruada?
Depende. Do ponto de vista hormonal, explica a ginecologista Fernanda, há um aumento da produção de estrogênio e testosterona da metade do período menstrual em diante, o que pode impactar o desejo sexual positivamente. Além disso, a crença de que "não se pode engravidar" nesse momento ajuda a mulher a se sentir mais livre, e isso também é outro fator de influência no tesão.
Mas o aumento do desejo não é regra. Algumas mulheres sinalizam, inclusive, que não têm vontade de fazer sexo no período, o que também pode ter fundo hormonal — no caso, uma retomada mais lenta dos níveis dos hormônios que apresentam baixas antes da menstruação começar. E mais: não pode-se descartar um fundo psicológico para a queda na libido, já que há mulheres que não se sentem à vontade com o sangue na região.
—O psicológico pode interferir sim, afinal, é fundamental se sentir confortável durante a relação sexual. Isso é um fator individual que deve se basear na intimidade e no desejo do casal — explica a médica Nadiessa, professora da Escola de Medicina da PUCRS.
É impossível engravidar menstruada?
É bem mais difícil, mas não impossível. Apesar de não ser o período da ovulação, em que a mulher está mais fértil, quem tem ciclos menstruais mais curtos e fluxo longo (sangrar por mais de cinco dias, por exemplo) precisa ficar atenta.
— Se o ciclo se prolonga por sete ou 10 dias é preciso ter mais cuidado porque a ovulação pode estar começando no final do período. Neste caso, já não há uma segurança contraceptiva — alerta Fernanda.
Tenho maior risco de infecção se transar menstruada?
Sim! Segundo Nadiessa, o colo do útero pode ficar ligeiramente mais aberto durante o período menstrual, e os vasos sanguíneos do endométrio (tecido interno do útero) mais dilatados:
— Isso pode predispor a um maior risco de infecções sexualmente transmissíveis. O uso do preservativo é recomendado, como em todas as fases do ciclo menstrual — ressalta.
Menstruação atrapalha a lubrificação na hora H?
Não! Na verdade, até ajuda. A lubrificação em si não muda durante o ato sexual: o que pode ocorrer é uma "ajudinha" do sangue no início da penetração, destaca Fernanda:
— Para algumas mulheres, o sangue pode funcionar como um lubrificante, facilitando o deslizamento do pênis. Depois, com a decorrência da relação, vai ressecando. Mas a menstruação não aumenta ou diminui a lubrificação.
Já Nadiessa indica o uso de lubrificantes caso a mulher sinta que o sangue ressecou a região e está atrapalhando a penetração:
— Junto do uso de preservativos, é importante optar por lubrificantes à base de água justamente para evitar microrrupturas — afirma.
Transar menstruada diminui a cólica?
É verdade! A sensação prazerosa do sexo e do orgasmo gera satisfação e bem-estar e está associada à liberação de neurotransmissores, como a endorfina. Por isso, a mulher pode sentir uma diminuição da dor.
— Esses neurotransmissores auxiliam na sensação de relaxamento com uma ação analgésica — explica Nadiessa.
Posso fazer sexo usando absorvente interno?
Não há consenso sobre essa prática. Na opinião da médica Fernanda, tudo depende do tamanho do canal vaginal e do comprimento do pênis do parceiro. Durante o ato, a vagina fica maior e, de acordo com o tamanho do órgão genital do parceiro, a mulher pode não se incomodar com o absorvente interno no local.
— Existe um medo que as mulheres percam o absorvente dentro da vagina, mas o absorvente estando lá ela vai achar. É tudo uma questão de adaptação do casal. Poder transar com o absorvente, pode. Mas, claro, desde que não cause desconforto — avalia ela.
Por sua vez, Nadiessa indica evitar a penetração com o uso do absorvente interno, já que não é um item projetado para tal função:
— Sexo oral e masturbação estão liberados, inclusive, contando com o absorvente interno como um aliado para o controle do sangramento. Acredito que existem outras opções para os casais que desejam penetração.
Se estou menstruada, posso receber sexo oral sem riscos?
O sexo oral durante a menstruação está liberado. Porém, como o sangue é um fluido corporal e há doenças transmitidas por secreções, a indicação de Fernanda é priorizar o ato sempre com proteção, como o preservativo feminino. Nunca usou essa camisinha? Calma, a médica Nadiessa dá uma dica criativa:
— O preservativo masculino recortado também pode ser utilizado como "capa protetora". Corta-se a ponta e a lateral, formando um retângulo com o látex, que recobre a vulva na hora da relação.
Transar durante o período menstrual ajuda a encurtar o ciclo?
Sim! Na verdade, o sexo provoca contrações musculares na mulher, inclusive uterinas. Por isso, há um estímulo para o sangue que está no útero ser "expulso" de forma mais rápida. Não é regra, mas, de acordo com as especialistas, pode ajudar a deixar o ciclo mais curto.
Não me sinto à vontade com o sangue durante o ato sexual. Há alternativas para parar o sangramento na hora H?
Há várias opções para fazer "menos sujeira" no sexo durante a menstruação. Relações embaixo do chuveiro, proteger a cama com uma toalha e por aí vai — tudo depende da intimidade e da combinação entre o casal. Você já ouviu falar do disco e da esponja menstrual? Os itens ficam localizados no fundo do canal vaginal e são opções para diminuir o sangue sem obstruir o trajeto da penetração.
— Ambos estão disponíveis no Brasil, regulamentados pela Anvisa. São seguros e com um bom controle do fluxo menstrual. Outra opção interessante é o uso de toalhas impermeáveis, confeccionadas especialmente para esse momento — indica Nadiessa.