Os dias mais frios podem representar um desafio àqueles que realizam exercícios físicos. Isso porque é comum que a preguiça e a vontade de "pular" o treino se sobressaiam durante o inverno. No entanto, se o objetivo é a perda de peso ou a busca por uma vida mais saudável, é importante que a prática não seja abandonada, considerando que as circunstâncias do período podem trazer benefícios ao corpo.
Por exemplo, para quem está em processo de emagrecimento, intensificar o treino durante a estação pode ajudar ainda mais neste percurso. De acordo com a educadora física Juliana Cassel, especialista em movimento humano e proprietária de centros de treinamento em Porto Alegre, o organismo gasta mais calorias naturalmente em temperaturas baixas.
— A exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal. Isso estimula a termogênese, que é a capacidade de queimar calorias para gerar calor que nos aqueça — explica a educadora física.
A partir disso, Juliana aponta que não há um exercício físico ideal para ser executado na temporada. O melhor é aquele que respeite as individualidades e as preferências de cada um. Porém, uma estratégia interessante para atingir melhores resultados em comparação ao verão é apostar nas modalidades que mantenham a frequência cardíaca elevada durante todo o treino. Confira abaixo.
Treinamento funcional
O treino funcional é um tipo de atividade que tem como propósito melhorar a condição física a partir de movimentos já conhecidos do cotidiano, como agachar, correr e pular.
— Circuitos funcionais são feitos com exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. Eles irão trabalhar força, equilíbrio, coordenação e a resistência cardiorrespiratória — cita Juliana.
Por movimentar diferentes grupos musculares, os treinamentos aumentam a frequência cardíaca durante a sessão, o que potencializa o gasto calórico e ajuda a perder peso.
Circuitos na musculação
O treino em circuito consiste em realizar uma sequência de exercícios pré-estabelecidos, sem pausa ou com intervalo breve, os quais formam uma série. Ao final desse conjunto, há um período de descanso e inicia-se uma nova rodada até atingir o objetivo estipulado.
— Nesse caso, são utilizados os equipamentos de musculação. A proposta é fazer um treino sem intervalos, ou com intervalos curtos, revezando com esteira, por exemplo, para manter a frequência cardíaca elevada — exemplifica Juliana.
É uma forma de mesclar a musculação com atividades aeróbicas no mesmo treino. O circuito procura manter o corpo em atividade o maior tempo possível, com descansos curtos para recuperação entre as devidas séries.
Atividades aeróbicas
O exercício aeróbico, o famoso "cárdio", é o exemplo clássico de atividade que ativa o metabolismo para a queima de gordura. A intensidade e a duração da prática são determinantes para o gasto calórico.
— Aqui entram exercícios como caminhada ou corrida, dependendo do nível de treino do aluno. Também elíptico ou bicicleta, por exemplo. Todos esses são utilizados para fazer aeróbios, os quais mantém a frequência cardíaca elevada — diz a educadora física.
Benefícios do exercício físico no inverno
Atividades regulares em qualquer estação promovem a melhora da saúde como um todo, aumentam a capacidade pulmonar e a força muscular. Além disso, o hábito está diretamente associado à redução do estresse e à melhora do sono e do humor. No inverno, também contribui com o sistema respiratório e imunológico.
— A prática periódica evita que as pessoas fiquem doentes e faz com que se contraia menos doenças típicas da estação, como gripes e resfriados.
Para quem deseja começar a se movimentar em meio à temporada, é importante ir em busca de orientação qualificada e ter atenção ao escolher roupas e calçados. Eles devem ser adequados à prática esportiva que será iniciada e à temperatura.
— A primeira dica é encontrar um profissional capacitado para lhe orientar da melhor forma, atendendo às individualidades. As possibilidades são inúmeras, mas só um bom profissional saberá identificar o perfil e poderá escolher qual o exercício ideal — finaliza Juliana.
*Produção: Carolina Dill