Eu sei, esse é o mês em que todo mundo está envolvido em vários eventos sociais. O momento é de celebração da empresa, amigo secreto com as amigas, jantares com a família e por aí vai. Eu adoro essa época do ano! É tempo de refletirmos sobre o que vivemos, agradecer pelo que conquistamos e traçar novos objetivos.
E mudar os hábitos alimentares quase está sempre nos primeiros lugares na lista das resoluções de ano novo, não é? Então que tal aproveitar a inspiração para parar de adiar e cuidar mais da nossa alimentação? Celebrar é importante, mas nunca devemos nos jogar nos excessos.
Se você já está temendo as festas de final de ano, separei algumas dicas simples para você incluir na rotina e minimizar os impactos dos comes e bebes desse período:
Entre as confraternizações, mantenha o seu planejamento alimentar
Sair um pouquinho da rotina é normal, mas sair completamente vai tornar sua jornada mais difícil. Você pode abrir exceções, mas o ideal é se manter o mais fiel possível ao seu plano alimentar. Se você tem algo programado que saia das suas refeições habituais, pense em como no restante do dia você pode manter a normalidade. Não é porque você vai escapar da dieta em uma refeição que você deve ignorar as demais.
Beba muita água
Esquecer de beber água já é superfácil quando estamos na nossa rotina comum, quando saímos dela, o cuidado precisa ser redobrado. As temperaturas estão mais altas, então precisamos de ainda mais água para manter a hidratação adequada. Como comemos um pouquinho a mais e são alimentos que não costumam estar na nossa alimentação diária, o corpo acaba retendo mais líquido também. Nada melhor para eliminar a retenção do que muita água! Uma boa dica é começar o dia com 500 ml logo ao acordar.
Se errar, volte de onde parou
Perdeu o controle e comeu demais? Está tudo bem, errar é normal, todos erramos. Não conseguimos estar no controle 100% do tempo. Não deixe a culpa te consumir por nenhum segundo, ok? Errou, passou, agora é hora de recomeçar. Não deixe esse erro ser a motivação para um novo erro. Nada de pensamentos como "agora já foi, em janeiro eu volto ao normal". Volte já na próxima refeição a se alimentar conforme seu plano alimentar e tudo ficará bem.
Beba com moderação
O álcool é altamente calórico – é um macronutriente que fornece 7 calorias por grama. Com isso, é fácil consumir muitas calorias rapidinho. Sem falar que com o calor, sentimos mais sede, o que torna mais fácil beber além da conta. Mas em excesso, além de se tóxico ao organismo, o álcool causa desidratação - é daí que surgem os sintomas de ressaca. Se consumir bebida alcoólica, não exagere e lembre-se sempre de beber água!
Saiba que as tentações são passageiras
Não espere motivação ou controle de ninguém na sua alimentação. Se você tem um objetivo e tem receio se vai conseguir passar por obstáculos assim, encontre em você mesma sua própria inspiração. Esteja certa de que é isso que você quer e que as tentações são passageiras. Ninguém sabe melhor que você o quanto é importante aquilo que você está buscando. Organize suas prioridades, faça escolhas conscientes.
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.