Toda semana contamos histórias ao redor da mesa. Um novo restaurante que abriu na Capital, uma cafeteria imperdível com métodos artesanais ou um clássico que precisa ser relembrado. Depois que o prato acabou, os talheres foram cruzados e as fotos já foram tiradas, restam as memórias.
São elas que convencem centenas de leitores a irem nos mesmos lugares, seguindo até os mesmos pedidos, e criarem suas próprias memórias. Entregamos a vocês nossas experiências reais e recebemos de volta mensagens de carinho. É uma troca honesta e horizontal com quem também acredita nos mesmos valores e vive a gastronomia no dia a dia.
Ela já está tão impregnada no nosso cotidiano que, por vezes, seguimos no automático. Sem parar para observar quantos encontros aconteceram, quantas boas memórias se criaram e como as histórias continuaram depois da nossa visita. Esse texto é um convite para relembrá-los.
A NOVA GASTRONOMIA
A gastronomia conecta pessoas. Esse é o lema que nos guiou nos últimos 15 anos e que nos mostra, diariamente, os impactos que essa conexão causa. Lela lembra quando, há quase dez anos, lá no início de tudo, estava sendo jurada em um evento, ainda anonimamente. A jurada ao lado comentou ter um negócio gastronômico “tipo o Destemperados''.
Foi quando ela se deu conta que “Destemperados” se tornou sinônimo de trabalho com gastronomia, que vai muito além da cozinha dos restaurantes. A experiência gastronômica passou a ser uma nova categoria, notada à nível nacional. E vai muito além do quesito profissional. Virou um lifestyle, um valor para adotar e repassar.
No mesmo papo, Diogo conta da primeira edição do curso Food Experience, onde era ensinado a criar experiências ao redor da mesa. A tendência ainda embrionária de uma gastronomia que vai além do prato. A equipe deu um passo ousado ao convidar grandes nomes da cozinha brasileira para serem professores, como Helena Rizzo, Alex Atala, Léo Paixão e Claude Troisgros.
E, todos, além de aceitarem o convite prontamente, foram grandes entusiastas do projeto, entendendo o papel do Destemperados no movimento da nova gastronomia. Em meio a correria, ele percebeu a dimensão que era promover esse encontro, entre mestres da cozinha com gente que também acredita que a gastronomia vai muito além da comida.
O lado da história que ninguém fica sabendo é o pós. O final de semana seguinte. Como essas histórias continuam na rotina dos bares e restaurantes. Na vida de quem a gastronomia ocupa um papel muito maior do que o prato servido.
AO REDOR DA MESA
Os anos se passaram e a essência dos momentos ao redor da mesa permaneceu. Visitamos novidades, como o Bottega Maria. Gabriel Rossi, um dos sócios do restaurante, conta que chegam clientes de fora do Estado, vindos através dos nossos conteúdos, porque queriam viver a mesma experiência.
– Toda vez que rola um post, a gente já se prepara, porque vai vir movimento maior – brinca.
A mesma coisa aconteceu no Du Nordeste, quando o chef Bernardo Zucco precisou dobrar a quantidade de pratos que saíam da cozinha por dia. Ele construiu sua carreira acompanhando o Destemperados e fez questão de ressaltar o papel fundamental que exercemos na valorização da gastronomia no Estado, onde o setor não ganha tanto enfoque.
Das grandes às pequenas mudanças, todas merecem uma comemoração. Como a ampliação do espaço físico do Nova Bréscia Lanches. Depois da experiência, o movimento aumentou tanto que as poucas mesas já não davam mais conta da clientela nova, conta Gustavo Batisti, gerente da lancheria.
Como A Lá Minuta da Terezinha, que acumula uma fila todos os finais de semana, depois da nossa descoberta de ouro. A Terezinha brinca, dizendo ser nossa culpa o tempo de espera, toda vez que retornamos para matar a saudade do feijão temperadinho e das batatas fritas caseiras.
A mesma coisa aconteceu no Charlie Brownie. “Os dias seguintes à visita sempre foram de fila de espera e movimento o tempo todo”, conta Tiago Schmitz. Ele comenta algo que chamou sua atenção. A clientela costuma pedir exatamente os mesmos pedidos indicados nos conteúdos. É confiança total!
São tantos relatos que nos lembram o poder que a gastronomia tem. É maior que uma porção. Melhor que uma combinação perfeita para o paladar. Mais duradoura que uma receita de família. E permanece depois que o salão cheio esvazia.
As memórias criadas ao redor da mesa ficam, assim como os encontros que só a gastronomia nos possibilita ter.
Agradecemos a todos nossos leitores, fiéis e novos, pela confiança e conexão com o que acreditamos. Nosso carinho aos restaurantes, que trabalham duro para proporcionar as nossas melhores experiências. E, que fazem delas, o combustível para manter a gastronomia local em pé.
Um brinde a todas essas vivências!
*Conteúdo produzido por Marina Carvalho