Com o propósito de levar a alimentação à base de plantas para um público ainda maior, a Urban Farmcy fechou as portas do espaço físico, após quatro anos no bairro Moinhos de Vento, para apostar no delivery de marmitas congeladas.
Quem era frequentador assíduo da casa na rua Hilário Ribeiro não precisa ficar triste. O espaço nasceu para incentivar uma cadeia positiva do cultivo ao consumo, e cumpriu muito bem o seu papel, introduzindo saúde através do alimento para pessoas, em sua maioria, carnívoras.
- 80% do nosso público não é vegetariano. São pessoas que começaram a comer plantas sem nem perceber, através dos pratos afetivos que oferecemos, como lasanha, escondidinho, hambúrguer. Não incentivamos a exclusão de nenhum alimento, mas, sim, a inclusão de novas opções saudáveis. Sabemos que reduzir já gera um grande impacto - explica Tobias Chanan, um dos sócios-fundadores da Urban.
O novo canal de vendas de produtos congelados 100% à base de plantas simboliza a estratégia de escalar a marca, que deseja ressignificar o mercado de comida pronta, entregando na porta de casa pratos saborosos e não prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
- Somos uma alternativa de alimentação para o dia a dia, limpa, oriunda da agricultura familiar e sem ultraprocessados. Percebemos que as pessoas relacionam comida congelada a praticidade, mas não a prazer. Chegamos para mostrar que ela pode ser saudável e saborosa - afirma.
O e-commerce foi lançado há cerca de 30 dias e possui dez opções de marmitas, além de hambúrgueres e almôndegas de plantas, chocolates e kombuchas. Dois dos pratos mais queridos por Tobias são a Lasanha Mediterrânea e o Nhoque à Bolonhesa, que faziam sucesso no restaurante. Ele conta que o espaço físico serviu para validar mais de 150 receitas.
- Nossa casa no Moinhos foi onde criamos a atmosfera da marca e testamos todas as receitas que queríamos, pois sempre soubemos que iríamos expandir. Queremos chegar a 80 opções de refeições congeladas até o final do ano, com centros de distribuição pelo Brasil -, destaca.
Por enquanto, é possível pedir as marmitas em Porto Alegre e nas cidades vizinhas Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Cachoeirinha, com pelo menos 24 horas de antecedência. Um dos diferenciais é o método utilizado para congelamento dos produtos, o fresh freeze process, que consiste na utilização de pequenos cristais de gelo que não causam danos às estruturas celulares dos alimentos, mantando a textura, o sabor e os nutrientes.
Com fábrica própria no Quarto Distrito, a Urban se torna pioneira no nicho healthy food tech, em que se usa a tecnologia a favor da comida saudável e que gera impacto positivo no meio ambiente, produzida em pequenos lotes a partir de ingredientes naturais.
Pratos que já estão disponíveis no site:
- Escondidinho
- Lasanha Mediterrânea
- Plant Thai
- Árabe
- Almôndegas ao Pomodoro
- Strogonoff de Cogumelo
- Almôndegas à Grega
- Lasanha à Bolonhesa
- Nhoque à Bolonhesa
- Burger acebolado
E-commerce: www.urbanfarmcy.com.br