Os organizadores do Guia Michelin, que desde 1900 é uma das maiores avaliações da gastronomia no mundo, anunciaram na semana passada que, devido às restrições de viagens internacionais e às diretrizes de segurança impostas pela pandemia de covid-19, não irá lançar a seleção 2021 de restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a organização do evento, a pandemia acabou afetando o trabalho dos inspetores e impossibilitando uma avaliação justa, relevante e confiável.
– Avaliamos experiências presencialmente nos restaurantes e, adaptando-nos às situações de cada destino, precisamos preservar a qualidade de nossas recomendações e o respeito ao método de avaliação, ao mesmo tempo em que asseguramos que nossas equipes realizem seus trabalhos de forma segura – explica Gwendal Poullenec, diretor internacional do Guia.
Há mais de 120 anos, o prestigiado guia francês oferece recomendações de restaurantes aos amantes da gastronomia com base em cinco critérios principais de avaliação: a qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef expressa na cozinha e a consistência tanto no menu como nas visitas regulares. Os avaliadores do Guia viajam pelo mundo para descobrir os melhores restaurantes, visitando cada lugar anonimamente e, em seguida, reconhecê-los com as famosas estrelas, sendo três a premiação máxima.
– Não divulgar a seleção 2021 dos restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo é uma decisão difícil e uma triste notícia, não só para nossas equipes, mas também para quem confia em nós e para os restaurantes. No entanto, é para manter esta relação especial e preciosa, que decidimos não lançar uma seleção que não refletisse fielmente a qualidade e excelência gastronômica dos restaurantes, bem como o talento dos seus chefs – continua Poullenec.
Todos os restaurantes avaliados e reconhecidos com as estrelas Michelin em 2020 irão manter as suas distinções.
O Guia Michelin foi publicado pela primeira vez na França, em 1900, pelos irmãos André e Edouard Michelin, fundadores da fabricante de pneus que leva o mesmo nome. O objetivo era promover o turismo para o crescente mercado automobilístico, através de um pequeno guia com informações úteis para os viajantes, como mapas, como trocar um pneu, onde encher o tanque de gasolina e uma lista de lugares para comer ou passar a noite.
Durante 20 anos o Guia foi fornecido gratuitamente até ganharem crescente influência e relevância entre os restaurantes. Em 1926, passou a conceder estrelas aos restaurantes em destaque, inicialmente marcando-os apenas com uma única estrela. Cinco anos depois, uma hierarquia de zero a três estrelas foi introduzida e, em 1936, os critérios para os rankings estrelados foram publicados.