O Brasil agora tem 14 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, nove em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro. A nova seleção do prestigiado guia francês foi anunciada em uma cerimônia online transmitida no Copacabana Palace pelo canal do YouTube no dia 25 de setembro. Ao todo, 10 lugares foram agraciados com uma estrela e quatro com duas estrelas, sendo dois deles novidades no time.
O Guia Michelin foi publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, o fundador da fabricante de pneus que leva o mesmo nome. O objetivo era promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. Hoje, é uma premiação para os principais restaurantes do mundo. Os inspetores visitam os lugares anonimamente, pagam por suas refeições e, em seguida, avaliam com estrelas, sendo três a premiação máxima, seguindo cinco critérios: qualidade dos produtos, domínio do sabor e técnicas culinárias, personalidade do chef, relação qualidade/preço e consistência entre visitas. No ano passado, apenas três restaurantes brasileiros receberam duas estrelas: D.O.M, de Alex Atala, e Tuju, do chef Ivan Ralston, em São Paulo, e Oro, de Felipe Bronze, no Rio de Janeiro.
Conheça um pouco dos restaurantes que foram agraciados com uma ou duas estrelas neste ano:
DUAS ESTRELAS
Em São Paulo:
D.O.M.
Comandado pelo famoso e prestigiado chef Alex Atala, o D.O.M propõe uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticos da cozinha brasileira sob um olhar contemporâneo e comprometido com as raízes culinárias do Brasil, utilizando ingredientes nativos, como o tucupi, jambu, palmito pupunha, elaborados a partir da gastronomia amazônica e indígena. "Alex Atala é o chef brasileiro mais conhecido internacionalmente, um status merecido graças a propostas que... sempre têm algo a dizer! Concebe a cozinha brasileira como "um sonho viável"; contemporâneo", cita o Guia.
Rua Barão de Capanema, 549, no Jardins, em São Paulo
Fone: (11) 3088-0761
RYO
O Ryo surpreende desde a estética minimalista com utilização de madeira que nos conecta com a natureza, dois pequenos jardins zen e um balcão exclusivo para oito clientes. O chef Edson Yamashita é o protagonista da cozinha que serve a tradicional culinária japonesa kaiseki. Os clientes são servidos pelo próprio chef com pequenos pratos em sequência e cuidadosamente finalizados com folhas e flores naturais. "Um conceito superlativo da gastronomia japonesa! Sua cozinha impressiona pela excelente qualidade dos produtos e pelas técnicas utilizadas, cujo objetivo é destacar as texturas e os sabores", cita o Guia.
Rua Pedroso Alvarenga, 665, no Itaim Bibi, em São Paulo
Fone: (11) 3881-8110
No Rio de Janeiro
ORO
Com uma trajetória marcada por muitos prêmios, inovações e revoluções no cenário gastronômica, o Oro é comandado pelo chef Felipe Bronze e tem a brasa como protagonista na preparação dos dois menus da casa. A proposta é unir as raízes brasileiras com a gastronomia de vanguarda, mostrando por meio de seus dois menus, com opções de harmonização, o que pretende ser uma homenagem às regiões do país. "Uma casa que você deve conhecer, pois a dupla formada pelo chef Felipe Bronze e a sommelière Cecilia Aldaz funciona perfeitamente, sem dúvida com muita química e grandes doses de amabilidade.", afirma o guia.
Avenida General San Martin, 889, no Leblon, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 2540-8768
OTEQUE
Surpreendente logo ao entrar, por trás de uma discreta porta se esconde um templo da gastronomia carioca com um ambiente informal e aspecto moderno-industrial. Tendo como foco ingredientes de alta qualidade e um atendimento elegante, mas casual, o chef Alberto Landgraf e sua equipe inspiram-se na pureza da natureza visando expressar elegância, beleza e conforto no seu trabalho. "O extraordinário chef Alberto Landgraf leva todos a um mundo de sensações culinárias tremendamente nítidas, baseado em sua coerência habitual de trabalhar com os melhores peixes e mariscos da região", comenta o guia.
Rua Conde de Irajá, 581, no Botafogo, Rio de Janeiro
Fone: (21) 3486-5758
UMA ESTRELA
Em São Paulo
EVVAI
Moderno, criativo e com raízes italianas são os atributos que descrevem o Evvai e, também o chef Luiz Filipe Souza que, em 2019, representou o Brasil no Bocuse D'Or, concurso considerado como a "copa do mundo da gastronomia". A cozinha autoral do chef explora suas origens, combinando a culinária italiana moderna com a brasileira atual, praticando o que ele costuma chamar de cozinha Oriundi. "A história do chef Luiz Filipe Souza mostra, acima de tudo, o que significa ter fé em si mesmo e no trabalho, a chave do sucesso. Aqui, você vai encontrar uma proposta italiana com duas vertentes, uma mais tradicional nos pratos à la carte e outra mais inovadora nos menus degustação.", cita o guia.
Rua Joaquim Antunes, 108, em Pinheiros, em São Paulo
Fone: (11) 3062-1160
HUTO
Com um ambiente intimista, o menu apresenta opções à la carte da culinária nipônica clássica com toques modernos. Qualidade extrema em um local pequeno e dirigido pessoalmente, pelo atencioso chef Fabio Honda. "Neste restaurante, deixe-se guiar pelo chef e escolha um dos menus Omakase sugeridos. Confiando totalmente no anfitrião, peça o número três: o chef lhe oferecerá diferentes pratos, todos escolhidos por ele, até que você esteja satisfeito. Nesta extraordinária experiência, será você quem determinará as quantidades servidas.", sugere o guia.
Avenida Jandira, 677, em Moema, em São Paulo
Fone: (11) 5052-6804
JUN SAKAMOTO
O lugar que leva o nome do chef fica em uma casinha sem nome quase escondida e, apesar de contar com apenas 36 lugares, é como se fosse dois restaurantes em um. Isso porque, de segunda a sexta, oito pessoas ocupam o balcão para uma experiência mais exclusiva com o menu-degustação servido pelo próprio Jun Sakamoto, precursos da alta gastronomia japonesa no Brasil. Já nas mesas, pede-se pratos à la carte que são preparados pela equipe do restaurante. "Aqui realizam, possivelmente, os melhores nigiris da cidade e a melhor forma de saborear tudo isto é sentar-se no balcão de sushi para admirar a arte do chef em sua elaboração ou também com a habilidade de seu braço direito Ryuzo Nishimura", afirma o guia.
Rua Lisboa, 55, em Pinheiros, em São Paulo
Fone: (11) 3088-6019
KAN SUKE
Localizado em uma simples galeria comercial, é preciso prestar atenção para não passar sem perceber essa joia da gastronomia japonesa. São pouquíssimos lugares no balcão, onde dá para apreciar a arte do chef Egashira Keisuke, em ambiente sem ostentação. "Este minúsculo japonês demonstra a razão pela qual, muitas vezes os melhores perfumes estão nos menores frascos! O destaque de sua cozinha são os sushis, preparados de forma magistral e com um equilíbrio especial de sabores de atum, enguia, ouriço-do-mar, sardinha, etc.", comenta o guia.
Rua Manoel da Nóbrega, 76, no Paraíso, em São Paulo
Fone: (11) 3266-3819
KINOSHITA
Um dos restaurantes mais famosos da capital paulista, foi o primeiro a apostar na cozinha Kappô, que transita pelos diversos métodos de culinária, para apresentar aos brasileiros a gastronomia japonesa mais pura e autêntica. "O Kinoshita mostra os níveis de excelência em sua vertente Washoku: produtos de temporada, apresentações impecáveis e uma harmonização perfeita dos ingredientes", afirma o guia.
Rua Jacques Félix, 405, na Vila Nova Conceição, em São Paulo
Fone: (11) 3849-6940
MANÍ
A cozinha brasileira, autoral, orgânica e contemporânea da chef Helena Rizzo, única mulher a frente de um restaurante estrelado, exala paixão. O Maní é um sucesso local e internacional que carrega a simplicidade e os valores da gastronomia brasileira através de ingredientes sazonais e respeito pelo pequeno produtor. "Liberte os seus sentidos frente aos pratos de gosto atual que, com base em sabores marcantes e texturas magníficas, sempre sublimam os produtos brasileiros", comenta o guia.
Rua Joaquim Antunes, 210, no Jardins, em São Paulo
Fone: (11) 3085-4148
PICCHI
Anexo ao Hotel Regent Park, o Picchi é um ambiente clássico, mas ao mesmo tempo atual, comandado pelo chef Pier Paolo Picchi. A cozinha é 100% italiana com muitos pratos que nos remetem aos almoços de família, mas que também instiga o paladar ao inovar receitas clássicas. A comida ganha frescor com o uso de ingredientes brasileiros, como queijos artesanais, raízes e temperos. "O chef recorda suas memórias de infância através de uma cozinha transalpina, de sabores bem definidos, com toques de autor e a interessante contribuição de ingredientes brasileiros", afirma o guia.
Rua Oscar Freire, 533, no Jardins, São Paulo
Fone: (11) 3065-5560
No Rio de Janeiro
CIPRIANI
Dentro de um dos hotéis mais emblemáticos do Brasil, o Copacabana Palace, o chef Aniello Cassese apresenta cardápio focado nos produtos italianos de verdade, produtos autênticos, servindo em suas criações autorais cheias de técnicas modernas e inovadoras. "Mas, se você busca uma experiência única, recomendamos que reserve "a mesa do chef", para seis pessoas e... dentro da cozinha!", sugere o guia.
Avenida Atlântica, 1702, em Copacabana, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 2548-7070
LASAI
O nome significa tranquilo em Euskera, idioma do país Basco, onde o chef Rafael Costa e Silva passou grande parte de sua formação antes de voltar ao Brasil. O Lasai fica em uma casa antiga com ambiente moderno, acolhedor e informal com elegância. A cozinha representa a vanguarda da gastronomia brasileira em uma casa declarada patrimônio histórico. "Aqui seguem rigorosos critérios de sazonalidade e proximidade, trabalhando com pequenos produtores, criando eles mesmos os frangos e cultivando sua própria horta orgânica", afirma o guia.
Rua Conde de Irajá, 191, em Botafogo, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 3449-1834
MEE
Também localizado dentro do Copacabana Palace, o MEE é para quem deseja viver uma experiência asiática singular. O restaurante defende uma cozinha pan-asiática de fusão com traços da culinária da Tailândia, Camboja, Vietnã, Coreia, Japão. "Contam com um balcão de sushi e oferece interessantes menus, como o que brinca com as palavras e está dedicado à nossa publicação (MEEchelin). Chamam muito a atenção os retratos do artista belga Christian Develter, inspirados nos rostos tatuados das mulheres da tribo Chin em Myanmar.", comenta o guia.
Avenida Atlântica, 1702, em Copacabana, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 2548-7070