Todo mundo sabe que empreender na gastronomia não é tarefa fácil. Mas quando uma pessoa comanda, quase que sozinho, seis marcas de food service, ainda em constante crescimento, a gente precisa, pelo menos, tentar entender esse segredo.
Conversamos com Marcelo Libel, publicitário de formação, com alma de empreendedor sem limites, e cheio de ideias mirabolantes quando o assunto é gastronomia. Há 10 anos, quando estava com 24, Libel abriu seu primeiro negócio e, hoje, podemos ser presenteados com seis empreendimentos presentes no coração de Porto Alegre.
Nomes como Sim Sala Bim, Burro Burrito, Tio Burgers, Sobrinho Burgers e O culpado Doces fazem parte dessa gama de empreendimentos do publicitário. A novidade da vez é o Moishe's Deli, que traz uma proposta ousada e inovadora, trazendo referências da cultura e da culinária judaica, em alguns de seus pratos, e muito pastrami, outra tendência que vem ganhando o Brasil.
Mas antes de dar foco à novidade, vamos entender como Libel chegou até aqui e contar um pouco da história por trás desses estabelecimentos que tanto amamos.
– O mundo da gastronomia sempre foi muito presente para mim. Comecei a cozinhar desde criança, aos 10 anos, fazendo strogonoff com a minha mãe. Desde que me conheço por gente observei minhas avós pilotando o fogão, as melhores cozinheiras que conheci. Totalmente apaixonado por culinária, viajo pelo mundo para provar coisas diferentes. E o judaísmo tem raízes muito fortes com a culinária –, conta Marcelo.
O início de um sonho com Sim Sala Bim
Em uma viagem com destino a Paris, aos 13 anos, Libel teve sua primeira impressão com o famoso kebab. – Não conseguia entender como não tinha isso no Brasil –, conta o empreendedor.
Foi com um food truck – quando ainda não era uma tendência brasileira – que começou o sonho de empreender. O trabalho iniciou com pouco dinheiro, mas com muito esforço de querer crescer. Foi aprendendo com os erros, que Libel viu seu negócio ganhar o público gaúcho.
– Trabalhar 14 horas na operação da madrugada não era muito fácil. Aprendi a respeitar quem está atrás do balcão, e o impacto da rudeza e da gentileza na vida dessas pessoas diariamente –, explica Marcelo.
Tio e Sobrinho Burgers
Outra paixão de Marcelo é o burger. Com dois anos de marca, o Tio vem ganhando o público com seu tom peculiar, tipo linguajar e, claro, com o lanche saboroso. As batatas são especialmente crocantes e os hambúrgueres bem caprichados. Na mesma ideia de algumas outras marcas, como o Severo, o Tio tem o seu Sobrinho. Que trabalha na ideia de lanches menores, mais acessíveis e perfeitos para uma refeição rapidinha.
- A ideia de nome da marca veio do Artur Cunha e do Eduardo Brandalise. Falei a personalidade do negócio como se fosse uma pessoa: ele é assim, é do jeito dele, não faz bem passado, se não quer vai em outro. E eles vieram com o nome, achei genial. Depois eu vim com o Sobrinho. Pra mim uma escolha óbvia pra um hambúrguer menor e mais barato que o do TIO. - explica, Marcelo.
Moishe's Deli, a novidade com origem judaica
Não faz nem um mês que a Moishe's Deli inaugurou na Rua Miguel Tostes, bem ao lado de uma das unidades do Tio Burgers. Com a ideia de ser um lugar descontraído, para um lanche rápido, o lugar também traz a proposta de mostrar aos clientes alguns pratos de origem judaica, assim como suas respectivas histórias.
No cardápio da casa, encontramos produtos de delicatessen, como hummus tradicional, de beterraba e cenoura, além de mostarda e picles da casa. Sanduíches no estilo Bagel, com pão com gergelim, salmão defumado, hummus ou cream cheese, entre outros acompanhamentos também ganham o nosso olhar. E o mais estimado da casa é, sem dúvidas, o sanduíche de pastrami, feito de peito bovino marinado e cozido lentamente, perdendo cerca de 35% de líquido durante o processo, o que deixa a carne um pouco mais cara.
Outro destaque da casa vai para o latke, um bolinho de batata crocante, feito com batata, cebola, ovo, farinha, sal e pimenta. Uma das receitas afetivas da vó Rebka, uma das inspirações de Libel. Vale destacar aqui que o empreendedor sempre desenvolveu todos os menus sozinho, mas no Moishe's conta com a ajuda do chef Fernando Ruiz, o que torna todo processo de aperfeiçoamento um pouco mais fácil.
O motivo do nome Moishe's
A figura do Moishe foi baseada no bisavô de Marcelo, Elias Prinz, que foi umas das vítimas do holocausto, junto com outros 15 familiares.
- Escolhi Moishe porque é o meu nome em hebraico. O meu e de milhares de judeus. Meu tio também era Moishe, mas os reais homenageados são os judeus que não conseguiram emigrar e que morreram nos campos pela Europa. Obrigado a todos os Moishes do mundo. Devemos muito a vocês -, relata Libel.
A escolha de empreender no Bom Fim
O Bom Fim faz parte da história de Marcelo. O grande estopim foi quando o Fiapo Barth, dono do Bar Ocidente, autorizou que a Kombi de Food Truck do Sim Sala Bim pudesse ser encostada ao lado do casarão da João Telles. Foi um sucesso imediato, ganhando cada vez mais clientes e apaixonados por kebab.
Depois veio a ciclovia da João Telles. Desespero para os rumos do negócio. Mas tiveram a sorte de conseguir uma lojinha no outro lado de 15m², que até hoje está lá, trazendo um cardápio mais recheado.
Agora, o Tio Burger e o Moishe's Deli dão continuidade a essa história! Aliás, o novo empreendimento não poderia estar em outro lugar, em meio à comunidade judaica, conversando com quem realmente entende a proposta gastronômica. Ainda há planos para abrir mais um negócio ao lado do Moishe's, no segundo semestre de 2021. O que será que nos espera dessa vez?
Gerenciamento de diferentes estilos de gastronomia
Embora tenham opções diferentes, as marcas trabalham com um ecossistema bem integrado. Por exemplo, um hambúrguer do Tio com um donuts, do O Culpado Doces, como sobremesa, é uma ótima pedida.
Mas, no momento, a empresa está passando por uma reestruturação. As marcas tomaram um lugar no mercado maior do que o imaginado, e tomar conta de todo marketing sozinho, não é uma opção para o empresário.
– É bem difícil, mas eu amo. Tenho ótimos braços direitos como o Ricardo Werner, gerente geral da Libel Kitchen, o Douglas Costa, gerente do Sim Sala Bim, a Gabrielle Varga, serviços financeira e conselheira, e o Artur Cunha, amigo e designer espetacular que cria as loucuras comigo–, ressalta Libel.
Passos para o futuro não tão distante assim...
Com faturamento previsto para R$ 7 milhões, em 2021, Libel ainda não pensa em descansar. Durante a nossa conversa, contou que podemos esperar tranquilos, porque ainda vem mais novidades por aí...