Conhecido pelo chope bem tirado e pelas receitas irretocáveis de bolinho de bacalhau e almôndegas aceboladas, o Bar Chopp Tuim completou oito décadas no Centro Histórico de Porto Alegre. Os 50 metros quadrados na Rua General Câmara guardam muitas histórias e personagens ilustres. Entre os visitantes cativos, estiveram o cantor Lupicínio Rodrigues, o cronista Paulo Sant'Ana e Olívio Dutra, na época em que era governador.
O bar foi criado em 1941 pelo ucraniano Demetrio Korenowski, inicialmente na Rua Uruguai. Em 1958, foi transferido para a ladeira na General Câmara, onde está até hoje. A família de André de Azevedo Ervalho é quem administra há mais de 60 anos, e a sua origem portuguesa é de grande influência nos pratos. Ervalho afirma que o sucesso do lugar se dá pela proximidade com os clientes, que são considerados da família.
- No Tuim, vamos além da compra e venda. Temos uma troca de carinho com quem frequenta. Outro diferencial é o cardápio enxuto, com receitas tradicionais que se mantêm ao longo das décadas -, explica.
Falando em gastronomia, o carro-chefe da casa é o bolinho de bacalhau que, durante a pandemia, também passou a ser vendido congelado para o cliente fritar em casa seguindo as dicas do bar. Outro sucesso são as almôndegas aceboladas, servidas com um molho secreto e um pãozinho para dar aquela boa "potchada".
- Nossa prioridade é manter o padrão dos produtos. Se não conseguimos mais determinado ingrediente com qualidade, tiramos do cardápio, como aconteceu recentemente com o sanduíche de anchova -, complementa Ervalho.
Ele também destaca a importância de ouvir os desejos dos clientes. Foi fazendo isso que o Tuim passou a servir um almoço bem caseiro. E, mesmo para quem valoriza a tradição, inovar é preciso. Em breve, a casa estreia novos petiscos, como o torresmo de barriga de porco.
Os 80 anos chegam em um momento difícil para o negócio, pois a localização impede o funcionamento do delivery. Ainda assim, os proprietários seguem otimistas, confiando na clientela fiel que nunca trocou o bar por nenhum outro, e também nos jovens que vem chegando em busca de um lugar tradicional.
A certeza que temos é que, independentemente do tempo, sempre iremos encontrar no Tuim um chope com colarinho impecável, um delicioso bolinho de bacalhau e um atendimento simpático, com sorriso no rosto e muita agilidade. Essas coisas não morrem nunca.
Bar Chopp Tuim
Rua Gen. Câmara, 333, no Centro Histórico
Fone: (51) 3085-8851
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 21h