Conhecido por muitos como o melhor e mais tradicional boteco de Porto Alegre, o Bar Tuim é um lugar que mora no nosso coração há anos. Na verdade, está presente na vida de todo porto-alegrense que gosta da boemia. O lugar faz parte daquela lista especial que sempre deve ser lembrada e homenageada. Sabe quando os garçons te conhecem pelo nome e já sabem exatamente o que você vai pedir? Esse é o Tuim. E não é a toa que ele leva chopp no nome, afinal esse é um dos pontos altíssimos do cardápio.
Foco no colarinho dessa belezura, extremamente cremosa. Manuel e André, os proprietários, comentam que os clientes trazem seus filhos para tomar o primeiro chope. Segundo eles, a primeira pergunta é: “como eu gostaria de tomar um chope, como a minha família iria querer?”. O chope Brahma 350ml tem que ser assim, com carinho e bem tirado. Servindo como se fosse para eles mesmo beberem.
Ao mesmo tempo que preserva alguns clássicos de sua longa trajetória na capital gaúcha, o boteco não fica para trás quando o assunto é buscar adaptações e novidades. Assim, o público antigo permanece, principalmente por quem está pelas redondezas do centro da cidade, mas também se renova, com estudantes que frequentam o centro em busca de um boteco tradicional. Os proprietários destacam que entre os grandes desafios estão: manter a qualidade, a relação interpessoal e o tradicional sendo tradicional.
O boteco fica numa das ruas mais famosas do centro – bem na ‘lombinha’ da General Câmara, no Centro Histórico, em um pequenino ambiente de 50 metros quadrados mega simples, daqueles que vão direto ao ponto: oferecer bons comes e bebes. São apenas duas salas com algumas mesinhas, e um deck na calçada, que acabou virando uma extensão do bar. Todo mundo junto e reunido, conversas que se cruzam, e por aí vai! É sobre ser tradição, ser raiz mesmo: sem wi-fi, é um bar para sentar à mesa, conversar e relaxar.
E realmente cumpre mesmo esse objetivo. Com um cardápio super enxuto e sem firulas, mas com qualidade. Afinal, segundo os proprietários é assim que se mantém um bar tradicional em Porto Alegre. O bar é ponto de encontro do fim de tarde/início da noite pra quem trabalha ou mora na região. As estrelas da casa são as almôndegas aceboladas e o sanduíche de anchova.
Pai e filho, Manuel e André Ervalho, são proprietários atualmente do Bar Tuim, que está na família há mais de 60 anos. O bar começou com um ucraniano, em 1941 e logo passou para um filho de criação do pai de Manuel, que o cuidou por 30 anos. A partir de então foi Manuel que assumiu, em 1994, com seu filho com 14 anos na época como sócio. O objetivo deles é fazer basicamente com que o cliente se sinta em casa. Segundo eles, é preciso fidelizar os clientes, chamá-los pelo nome, saber do que gostam e do que não gostam.
Já falamos dela, mas ressaltando que é proibido ir até o Tuim e não pedir a almôndega acebolada. Acompanhada de um molho absurdo e um pãozinho pra dar aquela potchada que amamos. Então é isso: qualidade unida a um atendimento espetacular, sempre feito com simpatia, sorriso no rosto e muita agilidade.
Boteco tradicional e intimista reúne diversas gerações, com um dos aperitivos mais tradicionais, os aclamados bolinhos de bacalhau. Como um clássico que se preze, o Tuim tem uma clientela fiel e formada por tudo quanto é tipo de gente! Tem jornalista, tem advogado, tem locutor, tem tiozinho aposentado, tem de tudo! Pode ter certeza que, além de tomar um belo chope e comer excelentes petiscos, você ainda vai sair de lá com muita história pra contar.
Sabe aquele pedido que não tem erro, não importa a ocasião e a qualquer momento do dia? Esse é a salsicha bock com queijo. Se tem um lugar que podemos definir como perfeito pro happy hour em Porto Alegre, é o Tuim. A começar pelo horário mega intrigante: abre de segunda a sexta às 11h e fecha às 21h. Por isso o negócio lá é ir direto do trabalho mesmo e relaxar com bons petiscos e chope até a hora de voltar para dormir cedo, para mais um dia puxado.
Vida longa, Tuim!
TUIM
Endereço: Rua General Câmara, 333, no Centro Histórico
Fone: (51) 3085-8851
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 21h.