Na presença de familiares e amigos, os 25 eleitos – entre prefeito e vice de Caxias do Sul e os 23 vereadores – foram diplomados pela Justiça Eleitoral e agora estão aptos a assumir seus cargos a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores.
Os responsáveis pela entrega dos diplomas foram os juízes eleitorais João Paulo Bernstein e Carina Chini Falcão, iniciando pelos 23 vereadores, seguidos do prefeito Adiló Didomenico e do vice-prefeito, Edson Néspolo (os dois na foto acima). Em seu discurso, Bernstein parabenizou os políticos que venceram o pleito e destacou “a importância da democracia”.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Este momento ocorre após terminado o pleito e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Nos certificados, constam o número de votos que o candidato recebeu e o partido pelo qual concorreu.