A cozinha e os projetos autorais de Marcelo Schambeck sempre foram motivos para nos inspirar! O antigo bistrô Del Barbiere, o maravilhoso Capincho Bar - com parceria da jornalista Flavia Mu e Fred Müller, proprietário do Olivos 657 - e agora, o novo Lambari.
Sempre atento às tendências e às novidades, o nome do Schambeck circula há tempos no cenário da gastronomia, valorizando o que é regional, orgânico e o que vem de perto. Muito além de comandar as panelas, ele se preocupa em desenvolver um conceito consciente, sempre com muito capricho e atenção.
Sem sair dessa linha, o Lambari chegou no Food Hall Dado Bier com a proposta de servir sanduíches de respeito: com técnica, ingredientes de qualidade e construção de sabores especiais. Eles foram além do burger tradicional e resolveram inovar, sair da zona de conforto e apresentar ao consumidor um menu incrível e completo! Podemos dizer que o Lambari é um pedacinho - ainda mais despojado - do Capincho Bar.
Conversamos com a sócia-proprietária, Flávia Mu, que além de jornalista, é uma grande parceira do Destemperados, para nós contar um pouco mais sobre essa proposta, que chegou como nova aposta na Capital!
Podemos dizer que os sandubas são uma nova tendência?
Sanduba não é bem tendência. A gente acredita que um bom sanduíche, em algum momento, acaba sendo parte da rotina em um lanche reforçado ou no jantar. A gente acredita que, por essa razão, o sanduba possibilita que as pessoas experimentem sabores novos e bem construídos de um jeito descontraído e corriqueiro.
Porque apostar em sanduíches? De onde veio a inspiração?
A cozinha do Marcelo Schambeck, como a gente sabe, é muito ligada à qualidade do ingrediente. Quando surgiu o convite da Manoela Bertaso e do Food Hall Dado Bier para que a gente fizesse parte do espaço, queríamos fazer algo diferente e complementar ao que a gente já fazia no Capincho. Lá a gente trabalha as milanesas, e os sanduíches surgiram como possibilidade de oferecer um lanche com qualidade. A gente adora muito burgers smash e pizzas, mas entendemos que existe um espaço para provocar as pessoas a provarem coisas novas. Tirar da zona de conforto, essa é nossa ideia!
Não foi bem inspiração, propriamente dita, mas a gente acha o TanTan (SP) e o Matilda Lanches (SP) muito legais. E também, como referência mais geral, os sanduíches de milanesa argentinos e o prego dos portugueses.
Como foi feito o processo de escolha dos ingredientes? Existe alguma regra?
Não existe regra. A qualidade é o mais importante para nós! Agora, por exemplo, não temos abacate, então tivemos que reformular nosso sanduba de camarão, e vamos testando… Isso tudo porque trabalhamos com sazonalidade, e como usar melhor os ingredientes.
E para vocês, quais os preferidos da casa?
O sanduba de porco é um dos queridinhos. Pão de levain, porco marinado e assado lentamente, queijo mogiana - super artesanal da Fazenda Atalaia -, mostarda dijon e agrião. Outro sucesso é o sanduba de camarão: pão de brioche, camarão (bem grande e delicioso) e maionese refrescante com cebola e aipo, inspirada pelo famoso lobster roll (aquele sanduíche com lagosta que é famoso nos EUA). E o sanduba de parmegiana de frango: pão ciabatta, frango a milanesa, tomatada, queijo e folha de mostarda.
E qual a dica infalível pra quem quiser tentar fazer em casa?
Experimentar, combinar sabores e texturas, isso é o mais importante para nós. Ah, e investir num pão gostoso. Faz toda a diferença!
LAMBARI
No Food Hall Dado Bier
De terça a domingo, das 11h30 às 21h30
Delivery disponível pela Uber Eats