ORIGEM
A palavra “pizza” vem do latim picea, que remete ao objeto torrado pelo fogo. E ao contrário do que muita gente pensa, a famosa massa de pizza não foi inventada na Itália. Como assim? Pois é, algumas teorias dizem que a origem da pizza é grega. Gregos e egípcios costumavam misturar farinha e água para fazer uma espécie de pão achatado e o cobriam com azeite e outras especiarias. Mas misturar esses ingredientes, quem nunca né?
Há mais de 5 mil anos, o pão turco foi levado ao porto italiano de Nápoles. Lá, os napolitanos se apaixonaram pelo aperitivo e acabaram o aperfeiçoando, adicionando tomate e orégano à massa, que normalmente era dobrada e degustada como uma espécie de sanduíche. Ou seja, a pizza que conhecemos hoje, foi sim, inventada na Itália.
A real origem da pizza pode ser motivo de dúvida para muita gente, mas não podemos deixar de dar destaque para a primeira pizzaria do mundo. A Antica Pizzeria Port'Alba em Nápoles, localizada na Itália, fundada em 1738 e funciona até hoje no comando de Gennaro Luciano Maestro.
USO DO TOMATE
Pensar em uma pizza clássica, nos leva a lembrar imediatamente do molho de tomate, mas nem sempre essa combinação foi vista como essencial. A adição do tomate passou a ser usado como complemento da massa apenas quando o alimento se popularizou no continente europeu.
TIPO DE FARINHAS
Hoje, mais do que nunca, a busca por ingredientes e insumos melhores está crescendo. As pizzarias buscam novas formas para atrair os consumidores mais exigentes, pizzaiolos fazem cursos para aprimorar suas técnicas, deixando as massas mais saudáveis, e fazendo pizzas mais coerentes com as mudanças gastronômicas que o mundo vem passando.
PIZZA NAPOLITANA
É em Nápoles que surgiu a pizza napolitana, que tem usa em seus ingredientes tradicionais apenas tomates e mussarela de búfala. Uma curiosidade sobre esse estilo, é que em 2017, a "arte do pizzaiolo napolitano" foi declarada pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
PIZZA MARGHERITA
O padeiro Raffael Espósito é o nome do criador da primeira pizza margherita, com o objetivo de transmitir através da redonda as cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde). Há teorias de que a pizza foi feita como forma de homenagem a rainha Margherita e o rei Umberto I, o sucesso foi tão grande que batizaram o prato com o nome da rainha.
CALABRESA
Você sabia que a calabresa é a cobertura mais popular e pedida no mundo? Compreensível. Na Itália, é comum utilizar salame e linguiça fresca, ao invés da linguiça defumada, como no Brasil. Normalmente relacionamos a calabresa com pepperoni, porém, sua distinção se dá pela adição de páprica picante e é um ingrediente clássico americano.
LUXURY PIZZA
Sempre pode existir pizzas mais caras. Mas a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York é conhecida por cobrar cerca de mil dólares por um pedaço. Ela é coberta com lagosta, caviar, wasabi e creme fresco. Combinação bem interessante, né?
CAMPEONATO DE PIZZA
O World Championship Pizza é um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. A competição é levada muito a sério: as pizzas são julgadas pela preparação, sabor, cozimento e apresentação, e os membros da equipe são cuidadosamente selecionados entre os concorrentes campeões mundiais e os líderes aclamados da indústria. Entretanto, esses campeonatos não fazem de um profissional ou estabelecimentos serem mais renomados, é simplesmente uma competição.
Legal, né? Sabe de outra história curiosa sobre pizza? Compartilha com a gente!