A movimentação de turistas argentinos no Rio Grande do Sul no período de final de ano cresceu de 30% a 50% em relação ao ano passado. Em Uruguaiana, um dos principais acessos do país vizinho ao Estado, a Polícia Federal registrou 45 mil entradas até 28 de dezembro. Se comparado com o mesmo mês em 2023, houve uma elevação de 32%, quando foram contabilizados 34 mil estrangeiros passando pela fronteira.
O Delegado de Polícia Federal Márcio Mathias relaciona o crescimento com a melhora no câmbio para os argentinos, por conta da desvalorização do real.
— Um dos fatores que torna mais atrativa a vinda destes turistas foi a valorização do peso em relação ao real, tornando mais atrativa a realização do veraneio deles nas nossas praias. Na via contrária, observamos uma diminuição da saída de turistas brasileiros em direção à Argentina — analisa o delegado.
Mathias afirma que, nos portos do noroeste gaúcho, houve um crescimento de 50% se comparado a 2023. Porto Mauá e Porto Xavier registram um fluxo elevado desde o começo do mês nas balsas que passam pelo Rio Uruguai.
Segundo a Polícia Federal, 4.785 argentinos passaram por Porto Xavier até 29 de dezembro, um aumento de 50% em relação ao mesmo período 2023, quando foram mais de 3 mil. A expectativa é de que em janeiro, o número supere 7,5 mil entradas.
Em Porto Mauá, mais de 5,6 mil turistas fizeram a travessia até 29 de dezembro. O principal destino dos argentinos são as praias gaúchas e catarinenses.