Foi suspenso na manhã deste domingo (29) a travessia de balsa para a Argentina em Porto Mauá, em função da elevação do nível do Rio Uruguai.
A medição mais recente da Defesa Civil feita no município, por volta das 12h, é de oito metros e 48 centímetros, limite máximo para manter o serviço com segurança. Por isso, a passagem de carros e caminhões, entre o município e a cidade de Alba Posse, na Argentina, fica interrompida e só deve ser retomada quando o nível voltar a ficar abaixo da medida limite.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e coordenador da Defesa Civil de Porto Mauá, Eloir Moreira, o Rio Uruguai deve continuar subindo e a previsão do órgão é de que chegue próximo aos dez metros neste domingo.
Apesar da cheia do rio, as chuvas das últimas horas não causaram prejuízo no município, afirma a Defesa Civil.
Em Porto Xavier, o transporte entre o município e San Javier, na Argentina, ocorre normalmente. Segundo a Defesa Civil da cidade, às 10h, a medição do Rio indicava 5 metros e 8 centímetros.
De acordo com a pasta, o Rio está subindo aproximadamente 10 centímetros por hora, desde às 8h. O limite máximo para manter o serviço com segurança na localidade é de sete metros. Contudo, a projeção é de que o serviço não deve ser afetado ao longo do dia.
Em Porto Vera Cruz, o serviço também opera sem transtornos. Segundo a prefeitura, a última medição do rio indicava quatro metros, três a menos do limite para a suspensão do serviço.