Depois de registrar uma manhã e tarde de céu limpo no primeiro dia de 2025, o tempo se fechou em Caxias do Sul e resultou no maior volume de chuva registrado no Estado nas últimas 12 horas.
Foram 51,5 milímetros, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). O volume representa um quarto do esperado para o mês de janeiro, que é de 213 milímetros, segundo estimativa da Climatempo.
A chuva volumosa da quarta-feira não registrou danos na região da Serra e o céu abriu ainda pela manhã de quinta-feira (2), antecipando o que serão os próximos dias, de clima seco e máximas que podem chegar a até 28ºC nesta sexta-feira.
O primeiro final de semana do ano em Caxias do Sul será ensolarado e o retorno das nuvens está previsto apenas para a próxima quinta-feira (9). As mínimas para os próximos dias não baixam de 14ºC ao amanhecer.
Cenário parecido na região
O panorama é o mesmo para cidades como São Francisco de Paula, que registrou 19,44 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. Nos Campos de Cima da Serra, o clima seco do final de semana terá uma presença maior de nuvens. A estabilidade em São Chico ocorre mais tarde, por conta de pancadas isoladas de chuva que podem ocorrer nesta sexta-feira.
Em Vacaria, onde choveu 9,8 milímetros nas últimas 12 horas, não há previsão de novas precipitações pelos próximos 15 dias. No entanto, a temperatura é mais amena e as máximas não passam de 24ºC durante o final de semana.
Em Bento Gonçalves, o amanhecer de sábado pode registrar nevoeiro com temperaturas que não baixam de 14º. No decorrer do dia o clima estabiliza, não há previsão de chuva e as máximas podem atingir 29ºC no sábado.