Influenciado principalmente pelo que viu durante os cerca de 12 anos em que viveu na Europa, o chef Vico Crocco instalou recentemente, na zona sul de Porto Alegre, um espaço que une gastronomia, design e natureza. O projeto é uma parceria com a mãe, a artista plástica Heloísa Crocco, e o irmão, Thomaz. Multiuso, o espaço recebe eventos fechados, de exposições a palestras, de cursos a gravações de vídeos, de jantares a festas de casamento. Em breve, no entanto, qualquer um poderá viver a experiência no recanto junto à Vila Conceição.
Tudo começou quando o container que hoje abriga a cozinha foi doado à família Crocco. Não demorou para Vico transformar o presente em algo muito mais útil: com equipamentos sofisticados, o container virou cozinha industrial e palco das criações do chef.
O conceito da cozinha móvel e do próprio espaço é fruto das inspirações absorvidas por Vico durante o tempo que passou na Alemanha e na Bélgica. Na Europa, estudou gastronomia e aprendeu muito do que hoje sabe com renomados chefs, como Ulf Dörge, de Munique, e Harald Rüssel, da pequena cidade de Naurath Wald, com pouco mais de 200 habitantes, ambos na Alemanha.
– Na Europa, vi muitas cozinhas móveis. Não eram containers, mas eram cozinhas em caminhões, levadas para o meio do campo ou para algum vinhedo – lembra Vico. – Eu só adaptei.
A ideia não só funcionou como rendeu uma expansão. O projeto do espaço, iniciado pelo arquiteto Trajano Silva e finalizado pelo seu filho Conrado Silva, foi desenvolvido para receber um pergolado, que abriga 46 pessoas bem acomodadas e até 80 pessoas em eventos mais descontraídos, como happy hours. O ambiente é amplo, com janelões de vidro que valorizam as árvores e plantas na parte externa, muita madeira e itens de decoração rústicos aliados a peças de design. Tudo inspirado no trabalho de Heloísa, uma das artistas plásticas mais importantes do Estado.
– Gostamos da ideia de unir elegância e requinte a um ambiente mais rústico, onde nada é comprado, onde tudo é herança dos avós ou presente de alguém – explica Vico. – Ajustamos as estruturas para manter as árvores. Nenhuma foi cortada.
É Vico quem cuida pessoalmente dos cardápios dos eventos. É ele quem visita o cliente e quem conversa sobre o menu. A parte de bebidas, no entanto, fica a cargo do cliente, que pode levar o que quiser, mesmo se o evento for oferecido pela própria casa.
– Adoro trabalhar com carnes de cordeiro e peixe, além de cortes diferenciados – conta. – Faço desde grelhados na churrasqueira a pratos vegetarianos. Tenho uma base alemã de culinária, mas costumo adaptar esse conhecimento ao Brasil, com pratos mais leves.
Além dos eventos fechados, Vico está se programando para oferecer brunchs, almoços, happy hours e jantares para aqueles que têm vontade de curtir a zona sul na sua essência: quase na beira do Guaíba, aproveitando a natureza e o pôr do sol.
– A ideia é fazer eventos abertos, para as pessoas reservarem e virem com calma, à noite ou aos sábados e domingos, aproveitando o dia todo por aqui – adianta. – Um lugar diferente para comer, sem jeito de restaurante. A comida é colocada na mesa, e cada um se serve dos pratos que mais gostar.
Nada de dias e cardápios fixos, a função vai ocorrer quando possível.
– Aqui, gostamos de ir ao na contramão da maioria. Tudo o que vemos na rua, queremos fazer diferente – enfatiza. – Não queremos rotina, gostamos do inusitado.
O QUE VEM POR AÍ
> Brunchs, almoços, jantares e happy hours no container, abertos ao público: Vico planeja abrir seu novo espaço para o público em geral (por enquanto, funciona apenas para eventos fechados). Com programação para as noites de segunda a sexta e aos sábados e domingos durante o dia, será preciso reservar. O chef avisa: divulgará as informações com antecedência.
> Parceria com Morena Leite: de janeiro a abril, Vico dará início à operação do novo restaurante da chef, que irá inaugurar no ano quem vem no Rio de Janeiro.
> Crocco Studio em Punta: com terras compradas em Manantiales, no Uruguai, a ideia é abrir um espaço com a mesma proposta do que já existe em Porto Alegre, unindo gastronomia, design e cultura no verão uruguaio.
Mais informações: (51) 3222-3443 e (51) 8179-8030
* Conteúdo produzido por Juliana Palma