Acusado de abuso e tráfico sexual, o rapper Sean "Diddy" Combs, 54 anos, está preso desde 16 de setembro. O músico e empresário, também chamado de Puff Daddy, ficou conhecido por promover festas conhecidas como freak-offs.
No processo movido contra o artista, ao qual o New York Times teve acesso, o governo dos Estados Unidos descreve esses eventos como "maratonas sexuais". As acusações afirmam que Combs teria uma equipe de facilitadores para esses eventos, cujo papel seria "encontrar os prostitutos e quartos de hotel, entregar suprimentos e, após as sessões, consertar qualquer dano que houvesse no ambiente".
Para uma das promotoras do caso, Emily A. Johnson, os freak-offs eram "inerentemente perigosos" e constituem "o núcleo desse caso". O rapper é acusado de realizar gravações durante essas festas, para coagir as vítimas que pudessem reclamar ou expor a situação.
As festas de Diddy: álcool, água e calor
Durante entrevista concedida ao programa de Conan O’Brien, em 2022, Diddy falou sobre o que não podia faltar nas suas festas. Ele, que já era conhecido por seus eventos de grandes proporções, revelou que, além de "homens e mulheres bonitas", seus eventos sempre contavam com três coisas: álcool, água e calor.
— Eu não sei se os caras notaram isso, mas muitas mulheres bebem água em festas, então se você não tem o que elas precisam, elas vão embora. Tem que mantê-las lá. Precisa de fechaduras nas portas — afirmou.
Ao falar sobre o calor, o músico disse que não achava necessário ligar o ar-condicionado nesses momentos, pois, assim, o efeito do álcool se intensificaria:
— Você precisa de muito calor. Sem ar-condicionado. O calor afeta o álcool. Todo mundo também fica um pouco mais confortável e solto, acumula um pouco de suor.
O que dizem frequentadores das festas de Diddy
Khloé Kardashian
Em episódio de Keeping Up With the Kardashians que foi ao ar em 2014, Khloé Kardashian falou sobre a experiência em uma das festas de Diddy, a qual ela participou quando esteve em Las Vegas durante um final de semana.
Em conversa com a irmã mais velha, Kourtney, a socialite comentou que, além de Diddy e seu filho, Quincy Combs, os cantores Justin Bieber, na época com 20 anos, e French Montana também estavam presentes no evento. Na ocasião, ela também destacou que muitos dos convidados estavam nus no evento. Por fim, disse que, depois da festa, ficou sem dormir e voltou para sua casa em Los Angeles.
— Acho que metade das pessoas lá estava pelada — afirmou.
Justin Bieber
Justin Bieber, descoberto pelo rapper Usher no início de sua adolescência, passou a ter Diddy como um dos responsáveis por sua carreira. Em 2009, o jovem canadense, que tinha 15 anos na época, publicou um vídeo no YouTube, intitulado "Justin Bieber's 48 hrs With Diddy" (As 48 horas de Justin Bieber com Diddy, em tradução livre).
A gravação, que tem pouco mais de dois minutos, aparenta ter sido feita na mansão de Combs. Nas filmagens, o rapper aparece mostrando seus carros para Bieber e promete deixá-lo dirigir assim que completar 16 anos, idade mínima para tirar a carteira de motorista nos Estados Unidos.
Diddy, então, fala para a câmera quais os planos da dupla para os dias que passarão juntos:
— Para onde vamos e o que faremos, não podemos revelar, mas é, definitivamente, o sonho de um garoto de 15 anos.
Na sequência, ele fala sobre a assinatura de contrato com Usher que, por sua vez, teve seu primeiro álbum produzido por Diddy. O músico ainda acrescentou que, durante um período, foi o responsável legal de Usher.
— Eu não tenho a tutela legal dele —diz Combs, se referindo a Bieber. — Mas, pelas próximas 48 horas, ele está comigo. E vamos ficar completamente loucos.
— 48 horas. Vamos apenas pegar algumas garotas. Vamos sair com algumas garotas — diz Bieber.
Usher
Usher é um dos primeiros e — mais relevantes — artistas produzidos por Combs. O cantor chegou a viver com o rapper durante parte de sua adolescência, no início dos anos 1990.
Em uma entrevista para a Rolling Stone, em 2004, ele falou que manteve um estilo de vida parecido com o de Diddy e afirmou que o contato com sexo era próximo e constante:
— Sempre havia garotas por perto. Você abria uma porta e via alguém transando, ou várias pessoas em uma sala fazendo uma orgia. Nunca sabia o que iria acontecer.
Em 2016, Usher voltou a falar sobre o assunto, durante a participação no programa de The Howard Stern Show.
— Tive a chance de ver algumas coisas que eu não pude aproveitar e nem mesmo entender o que eu estava vendo. Era selvagem, era louco. Havia coisas muito curiosas acontecendo que eu não necessariamente entendia — afirmou.
Na conversa, ele foi questionado se deixaria seu filho morar com Diddy:
— Claro que não.
Ashton Kutcher
Em participação ao programa Hot Ones, em 2019, Kutcher falou brevemente sobre sua participação em uma das festas de Diddy. Sem entrar em detalhes, ele afirmou que ainda estava processando a experiência nesses eventos.
— Tenho muitas que não posso contar — resumiu o ator.
Os dois mantiveram uma amizade por cerca de duas décadas. Após a prisão do rapper, o Daily Mail divulgou que uma fonte próxima ao ator afirmou que ele estaria arrependido da relação e com medo de estar envolvido na polêmica.