Popularmente conhecido como Diddy, P. Diddy ou, até mesmo, Puff Daddy, Sean John Combs já utilizou diversos nomes ao longo de sua carreira. A troca mais recente foi em 2021, quando o rapper passou a atender por Love/Brother Love. Sob investigação por tráfico sexual, ele está preso desde o dia 16 de setembro.
Em diferentes entrevistas, Combs explicou a recorrente mudança de nome. No ano passado, ao programa The Graham Norton Show, afirmou que as trocas simbolizam uma transição entre "eras".
— Foram eras diferentes — explicou. — Houve a era Puff Daddy, depois eu abandonei o "P" e houve a era Diddy. Agora, esse foi o objetivo final, eu me tornei Love.
Os apelidos do rapper Sean "Diddy" Combs
Puff Daddy
Primeiro nome artístico de Combs, Puff (sopro, em tradução livre) é um apelido que ele teria recebido ainda na infância por conta de suas bufadas em momentos de raiva.
— Eu tinha um temperamento forte. É por isso que meu amigo começou a me chamar de Puffy — contou à JET Magazine em 1998.
Desde 1993, quando fundou a Bad Boy Records, ele já tinha uma carreira consolidada no mundo da música. Atualmente, o artista mantém o apelido original em seus trabalhos iniciais.
P. Diddy
Em 2001, Combs decidiu encurtar o apelido, adotando somente o "P", e passou a atender por "Diddy" ao invés de Daddy. Segundo o músico, ele buscava por "algo novo" após ser absolvido de acusações por posse de arma e suborno.
— Sem mais Puff Daddy — declarou à MTV, na época. — Não estou fazendo isso tão sério quanto Prince. Eu só quero algo novo — acrescentou, fazendo referência à vez em que Prince mudou seu nome por um símbolo.
Em 2005, ele decidiu deixar o P de lado e tornou-se somente Diddy. Na época, argumentou ao The New York Post que a presença da letra estava confundindo as pessoas.
"Love" no lugar de John
Combs anunciou, em 2021, por meio de uma foto da sua carteira de motorista no Instagram, que mudou seu nome do meio para Love.
Ao The Graham Norton Show, revelou que a ideia foi inspirada por David Bowie. O artista ficou conhecido por assumir diferentes "personas artísticas" ao longo da carreira.
— Me chamem de Diddy, mas quando estou sendo "Love", estou com esse humor porque tenho que sempre me lembrar que vivemos em um mundo tóxico e é amor versus ódio — discorreu o rapper. — Isso é o que está acontecendo agora. E eu escolho o amor.
Além disso, o nome também inspirou o seu EP The Love Album: Off the Grid, lançado em setembro de 2023.
Preso há 10 dias
Diddy está em uma prisão em Nova York, nos Estados Unidos, desde o dia 16 de setembro. Ele aguarda seu julgamento por tráfico sexual, associação criminosa e promoção da prostituição.
De acordo com a promotoria de Nova York, durante décadas o rapper "abusou, ameaçou e coagiu mulheres e outras pessoas ao seu redor para satisfazer seus desejos sexuais, proteger sua reputação e ocultar suas ações".
Segundo o documento da acusação, o empresário usava seu império musical e sua influência para atingir tais objetivos. Caso seja considerado culpado dos crimes pelos quais é acusado, ele poderá enfrentar prisão perpétua, segundo a imprensa internacional.