Os roqueiros gaúchos podem se orgulhar de já ter assistido ao vivo a alguns dos mais ilustres representantes do gênero. Em celebração ao Dia Mundial do Rock, veja os 20 shows marcantes que passaram pela Capital em 50 anos, seleção que levou em conta a importância histórica do artista e a dimensão do espetáculo – e, infelizmente, teve de deixar de fora nomes como Rush e R.E.M., entre outros gigantes.
Santana
1973, Ginásio David Gusmão
O palco em que o guitarrista mexicano Carlos Santana se apresentou não existe mais: o ginásio do Estádio Olímpico, antiga casa do Grêmio. O show foi realizado quatro anos após o Festival de Woodstock.
Rick Wakeman
1975, Gigantinho
Até então, Porto Alegre nunca havia recebido um espetáculo internacional de tamanha magnitude – foram colocadas dentro do ginásio do Inter 19 toneladas de equipamento de som e luz.
Genesis
1977, Gigantinho
O Genesis chegou a Porto Alegre para fazer duas apresentações, abrindo a turnê brasileira que promovia o disco Wind and wuthering (1976).
Joe Cocker
1977, Gigantinho
Outro grande nome consagrado em Woodstock, o cantor inglês se apresentou sem a parafernália tecnológica dos espetáculos internacionais anteriores na cidade. O que chamou atenção foi sua voz e presença de palco.
Van Halen
1983, Gigantinho
A banda promovia à época o álbum Diver Down, e impressionou o público com seu altíssimo volume.
Rod Stewart
1984, Estádio Olímpico
Embora a carreira de Rod Stewart tenha uma baixa entre os álbuns Tonight I'm Yours (1981) e Out of Order (1988), o cantor levantou o público gaúcho com uma saraivada de hits.
The Cure
1987, Gigantinho
Com ingressos esgotados por duas noites, a banda teve sua popularidade testada em Porto Alegre, embalada por hits como In Between Days e Close To Me.
Sting
Dezembro de 1987, Estádio Olímpico
O baixista e vocalista do The Police partiu em carreira solo em 1985 e veio ao Brasil no auge de sua popularidade.
Eric Clapton
Outubro de 1990, Gigantinho
O guitarrista se apresentou pela primeira vez na capital gaúcha em sua fase mais pesada. Clapton tocou sucessos da carreira solo, do Cream e covers de estimação, como I Shot the Sheriff (Bob Marley) e Cocaine (J.J. Cale).
Iron Maiden
1992, Gigantinho
O Iron Maiden também retornou à Capital, no Gigantinho, em 2008, e na Arena do Grêmio, em 2019.
Ramones
1994, Gigantinho
O segundo e último show dos Ramones em Porto Alegre – o primeiro foi em 1991 — está entre as lembranças mais queridas pelos fãs da banda. Tiveram abertura do já consagrado Sepultura e dos estreantes Raimundos.
Deep Purple
1991, Gigantinho
A banda já teve seis passagens pela Capital, com três formações diferentes. Depois da estreia no Gigantinho, voltaram em 1997 (Opinião), 2003, 2006 (Gigantinho), 2009 (Teatro do Bourbon Country) e 2014 (Auditório Araújo Vianna).
Bob Dylan
1998, Opinião
Bob Dylan já havia se apresentado em Porto Alegre em 1991, mas o show que o bardo faria sete anos depois no Opinião foi marcante pela proximidade com o público. Dylan ainda voltou em 2012, no Pepsi On Stage.
Metallica
1999, Hipódromo do Cristal
Em seu primeiro encontro com os gaúchos, o Metallica tocou boa parte dos seus hits, incluindo a balada Nothing Else Matters. A banda voltou à cidade em 2010.
Rush
2002, Estádio Olímpico
O primeiro show da turnê brasileira do grupo levou 35 mil fãs ao Estádio Olímpico.
Strokes
2005, Parque Condor
Em seus últimos momentos como a banda que rejuvenesceu o rock no começo do século 21, os Strokes foram a atração principal do Tim Festival 2005, em Porto Alegre.
Guns N’ Roses
2010, Estacionamento da Fiergs
A banda voltaria ainda duas vezes a Porto Alegre – em 2016, com Axl Rose e Slash, levaram 47 mil pessoas ao Beira-Rio. Mas a primeira apresentação na Capital não sairá tão cedo da memória dos gaúchos, não exatamente por sua qualidade sonora, mas pelo atraso monumental de quatro horas para o início do espetáculo.
Paul McCartney
2010, Estádio Beira-Rio
O dia 7 de novembro de 2010 ficará para sempre marcado na memória dos gaúchos como a data em que um Beatle tocou pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Sete anos depois, o músico voltou ao Beira-Rio.
Roger Waters
2018, Estádio Beira-Rio
Em sua terceira visita a Porto Alegre — as anteriores foram em 2002 e 2012 —, um dos fundadores do Pink Floyd trouxe a monumental turnê Us + Them. O teor político da apresentação gerou grande repercussão.
Robert Plant
2012, Gigantinho
Na impossibilidade de um show da banda completa, o vocalista Robert Plant representou o Led Zeppelin em Porto Alegre.
Black Sabbath
2013, Estacionamento da Fiergs
Os pais do heavy metal já haviam dado o ar da graça em Porto Alegre em julho de 1992, com Ronnie James Dio (1942-2010) nos vocais, mas foi em 2013 que eles vieram com o que de mais próximo conseguiriam da formação original: Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo). Eles voltaram em 2016, com a turnê The End.
David Gilmour
2015, Arena do Grêmio
A célebre Fender Telecaster do guitarrista do Pink Floyd se fez ouvir em alto e bom som, reverberando não apenas clássicos de uma das maiores bandas da história, mas também da carreira solo de seu dono.
Rolling Stones
2016, Estádio Beira-Rio
Em pouco mais de duas horas e sob uma chuva torrencial, a banda inglesa deixou em êxtase as 48 mil pessoas que compareceram ao Beira-Rio.
Elton John
2017, Estádio Beira-Rio
Elton John já havia se apresentado em Porto Alegre em 2013. Mas, em 2017, teve a abertura de ninguém menos que James Taylor.
Foo Fighters
2018, Estádio Beira-Rio
Aliando simpatia, perfeição técnica e algum resíduo de rebeldia juvenil, Dave Grohl e sua turma encontraram uma plateia disposta a cantar todos os seus hits.