— As pessoas andam me perguntando como é ter 80 anos. Eu não saberia, porque na minha cabeça ainda tenho 24! — brincou Ringo Starr durante seu grande show de aniversário transmitido na noite desta terça-feira (7) no Youtube.
— As pessoas também dizem que se você lembra dos anos 1960, você não estava lá. Acho que, para mim, isso pode ser verdadeiro para outras décadas também.
Recordando ou não tudo que se passou, o baterista dos Beatles apresentou uma live digna de sua carreira. Contando com convidados especiais — de Joe Walsh, companheiro de Ringo Starr & His All-Starr Band, até Paul McCartney, dos tempos do quarteto de Liverpool —, a gravação, com pouco mais de uma hora, contou com apresentações antigas, vídeos feitos durante a quarentena e até um coro de "feliz aniversário" a distância.
Os votos de felicidade ao músico vieram de todos os cantos. Os cineastas David Lynch e Ron Howard fizeram aparições, assim como o rapper Jaden Smith, filho de Will Smith. Sheryl Crow interpretou All You Need is Love, inclusive sendo sua própria banda a partir de um jogo de edição. Já Gary Clark Jr. colaborou com uma performance ao vivo de Come Together, que rendeu elogios de Ringo.
Em celebração ao conjunto All-Starr Band, foi relembrado uma performance de With a Little Help From My Friends, com Ringo nos vocais. Ainda para os fãs de Beatles, outro momento especial veio com uma colaboração de McCartney e Starr, juntos no palco tocando Helter Skelter. Antes disto, ele já havia prestado tributo a George Harrison (1943 - 2001) com It Don't Come Easy. Apesar de creditada a Ringo, o artista contou que a canção foi finalizada por George.
Canções novas do músico também tiveram seu espaço: Give More Love, do álbum homônimo de 2017, ganhou um novo clipe com participações especiais. Faz sentido, uma vez que a letra parece se encaixar bem ao momento atual: "Sometimes this world can be a hard place/ We wonder where we go from here/ So many hurting bad/ Lost everything they had/ It’s hard to know what we can do/ Give more love/ It's what we know we need more of".
Beneficente
Transmitida ao vivo para cerca de 130 mil pessoas, a live não era apenas uma celebração para Ringo. Durante o evento, ele fez questão de arrecadar fundos para as instituições The David Lynch Foundation, MusiCares e WaterAid e Black Lives Matter.
Em meio às apresentações de música, pequenos vídeos informavam o propósito de cada organização: auxiliar profissionais da saúde; trazer justiça e igualdade ao mundo; dar apoio a artistas em necessidade ("Não é como se algum de nós estivesse conseguindo trabalhar agora!", comentou Starr). Em apoio ao Black Lives Matter, foi relembrado até o posicionamento dos Beatles em turnê aos EUA, quando não aceitaram a segregação imposta a população negra no país norte-americano.
Ao longo da noite, outra mensagem também foi fortemente destacada por todos os convidados e pelo próprio baterista: "paz e amor". É um bordão que o artista carrega consigo já há anos, como ele contou aos desavisados: "Essa história de 'paz e amor' no dia do meu aniversário nasceu de uma forma estranha. Foi durante uma turnê em 2008. Alguém me perguntou: 'O que você gostaria que os fãs lhe dessem de aniversário?'. E, não sei de onde veio, mas eu disse: 'Ao meio-dia do meu aniversário, 7 de julho, apenas diga 'paz e amor, paz e amor', independente de onde você estiver'. Que tal fazermos agora? Estão prontos? Paz e amor, paz e amor."