Referência para a reportagem investigativa no Rio Grande do Sul, o Grupo de Investigação da RBS (GDI) marcou presença na 70° Feira do Livro de Porto Alegre na tarde deste sábado (9).
Às 16h30min, na Sala Noé de Melo Freitas do Espaco Força e Luz, Adriana Irion, Carlos Rollsing e Humberto Trezzi, integrantes do GDI, participaram de um bate-papo mediado pela editora-chefe de Zero Hora, Dione Kuhn. Os jornalistas compartilharam com o público os desafios de reportagens marcantes desenvolvidas sob o selo do grupo, algumas delas documentadas no livro GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo.
Entre os trabalhos abordados no bate-papo esteve a série de reportagens que denunciou irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre, culminando na prisão da ex-secretária Sônia da Rosa. A primeira publicação sobre o caso foi feita em junho de 2023, mostrando que milhares de materiais adquiridos pela Smed estavam abandonados em depósitos, deteriorando-se, sem nunca terem chegado às escolas do município.
No decorrer da investigação, os jornalistas do GDI descobriram que a situação estava ligada a um esquema de desvio de dinheiro público que envolvia empresários e servidores da Prefeitura. O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil, que instaurou a Operação Capa Dura.
— Essa série de reportagens teve muitos desdobramentos, muitas repercussões importantes, mas mais legal foi ver os caminhões saindo dos depósitos e levando os materiais para as escolas, logo após a publicação das primeiras matérias. Eram livros, computadores, diversos materiais que já deveriam estar nas escolas, mas que só foram distribuídos após o trabalho do GDI. Para mim, esse é o maior resultado — disse a jornalista Adriana Irion, autora das reportagens ao lado de Carlos Rollsing.
Às 18h, os jornalistas autografaram o livro que narra esta e outras reportagens emblemáticas do grupo, diante de uma fila de leitores e admiradores do trabalho jornalístico realizado por eles.
Sobre o Grupo de Investigação da RBS
Inspirado no modelo consagrado pela equipe Spotlight, do jornal americano Boston Globe, o GDI foi criado em 2016. Quase oito anos depois, o grupo soma centenas de investigações veiculadas, que motivaram a abertura de apurações por diferentes órgãos oficiais e conquistaram dezenas de prêmios estaduais e regionais.
A obra GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo é assinada por uma série de profissionais da RBS e consultores especializados, incluindo Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho Editorial da RBS; Marta Gleich, gerente-executiva de Jornalismo e Esporte; e jornalistas investigativos como Adriana Irion, Carlos Rollsing, Giovani Grizotti, Humberto Trezzi, e Rodrigo Lopes. Também contribuíram com a obra o ex-coordenador da equipe, Diego Araujo, jornalistas como Carlos Etchichury, Dione Kuhn, Jaime Silva e Rodrigo Müzell, além da consultora jurídica Débora Dalcin e o presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech.
O livro foi publicado pela L&PM e pode ser adquirido na banca da editora na Feira do Livro, além de sites de venda.