Criado em 2016, o Grupo de Investigação do Grupo RBS (GDI) é uma referência para a reportagem investigativa no Rio Grande do Sul, somando matérias que motivaram mudanças na sociedade e conquistaram dezenas de prêmios. A consolidação dessa trajetória está documentada na obra GDI – Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo, que ganhará sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado (9), às 18h.
A publicação, oficialmente lançada em julho, é assinada por 14 autores, que ajudaram a construir a história do GDI. Parte do grupo estará presente na Feira do Livro para um encontro com o público na Praça de Autógrafos. O livro GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo está à venda na Feira do Livro de Porto Alegre por R$ 48. Os autores estarão na Praça de Autógrafos Coletivos, em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul.
Também no sábado, às 16h30min, os repórteres investigativos integrantes do GDI Adriana Irion, Carlos Rollsing e Humberto Trezzi vão comandar um bate-papo sobre os desafios de reportagens que transformam a sociedade. Sob mediação de Dione Kuhn, o encontro ocorre na Sala Noé de Melo Freitas (Espaço Força e Luz) e é aberto ao público.
O Grupo RBS está presente na feira com transmissão de programas, a partir de espaço próprio montado na Praça da Alfândega, e distribuição de brindes ao público.