No próximo sábado, às 10h, o acervo remanescente de um dos mais tradicionais briques de Porto Alegre vai a leilão. A venda será feita por porteira fechada, ao estilo “quem dá mais?”. Organizado por Julio Lovato, Daniel Chaieb e equipes, o leilão de centenas de caixas, com todos os tipos de mercadorias, ocorrerá no depósito da loja, localizado na Rua Desembargador André da Rocha, 278. O local será aberto para visitação por 30 minutos antes do início leilão, sem manuseio das peças e com tempo de permanência restrito para cada interessado.
Porto Alegre deve ao português Joaquim da Cunha a criação, em 1930, de um dos primeiros antiquários. Alguns anos antes, ele deixou São Paulo, onde estava radicado, para um passeio ao Uruguai, e, no caminho de volta, parou para um pouso na famosa Pensão da Dona Maria, na Rua da Praia. O que deveria ser apenas um descanso foi o início de um trabalho que precedeu o próspero comércio de antiguidades e quinquilharias das décadas seguintes. Decidido a se fixar na capital gaúcha, Joaquim usou algumas economias para o empréstimo com penhor de bens. Em pouco tempo, o quarto na pensão se tornou pequeno para acomodar tantos objetos abandonados pelos donos e a alternativa foi abrir a loja Ao Belchior, onde passaram a ser vendidas as peças não resgatadas.
Na Rua da Praia, próximo ao antigo Cine Cacique, a loja tornou-se tradição e referência em raridades, endereço de passagem obrigatória para inúmeras personalidades, como Carmen Miranda e Orlando Silva. Além de atender um público interessado em originalidades, Ao Belchior passou a ser, também, o fornecedor para muitos antiquários e briqueiros da cidade, sendo, ainda, um dos colaboradores para o surgimento do Brique da Redenção.
Posteriormente, a loja passou a ocupar o número 750 da Rua Marechal Floriano, atraindo inúmeros colegas do ramo, o que levou à criação do Caminho dos Antiquários, uma das atuais atrações turísticas da Capital. Joaquim da Cunha trabalhou até a sua morte, em 1995, com 100 anos. Informações sobre o leilão pelos telefones: (51) 3061-5017 ou (51) 99800-6494, ou pelo e-mail: atendimento@agenciadeliloes.com.br.