Há magia na história de Juma, Jove, José Leôncio e companhia – e magia o suficiente para o feitiço sobreviver à prova do tempo, como mostrou a nova versão de Pantanal, sucesso dos anos 1990 reescrito por Bruno Luperi, que está chegando à reta final.
Antes da despedida oficial em outubro, quando o folhetim dará lugar à Travessia, de Gloria Perez, o Globo Repórter desta semana dedica uma hora para registrar os efeitos dessa “verdadeira febre que acometeu o país desde que a novela estreou”, conforme o material de divulgação da atração.
O programa mostrará, por exemplo, como as gírias e expressões do Pantanal viraram moda, ao mesmo tempo em que a novela se tornou queridinha nas redes sociais. Outros impactos da produção, como o aumento do turismo na região, também são abordados pela equipe de reportagem da Globo.
– A movimentação dos barcos e hotéis cresceu quase 50% no primeiro semestre deste ano. Isso em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia – destaca o repórter Alysson Maruyama.
A equipe do Globo Repórter também conversa com os atores Isabel Teixeira, intérprete de Maria Bruaca, e Silvero Pereira, que deu vida a Zaquieu, sobre suas rotinas nas gravações de Pantanal e o impacto da produção em suas vidas e carreiras.
— O pessoal jovem, que está antenado, olha a Maria Bruaca e fala: “Bota um cropped, reage! Somos todos Mary Bru”, porque não pode mais. Tem coisa hoje em dia que não pode mais – comenta a atriz sobre a reação do público a sua personagem, que sofreu abusos ao longo da trama. — É uma personagem que faz pensar sobre a gente mesmo, aceitando que nunca é tarde mesmo, que a vida está sempre começando.
O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira (23), às 23h05min, na RBS TV, após o episódio diário de Pantanal. A atração tem reprise aos sábados, às 9h, no canal GloboNews.
Confira mais destaques desta sexta:
“Extraterrestres: Eles Estão Entre Nós” na TV paga
Não é só de história que vive o History Channel. Quem acompanha o canal por assinatura já deve ter percebido a fascinação de sua programação com a possibilidade de vida fora da Terra. Enquanto alguns de seus títulos sobre o assunto pelo menos tentam relacionar o tema com a história, de alguma forma – como Alienígenas do Passado –, outros nem parecem tentar – como De Carona com os Óvnis.
Estreia da programação do History nesta sexta-feira, a partir das 21h10min, Extraterrestres: Eles Estão Entre Nós é mais uma adição nessa linha, com oito episódios dedicados a uma busca pela Espanha de vestígios deixados por extraterrestres em sua suposta passagem pelo país.
Teólogos, cientistas, pilotos, astrônomos, físicos e antropólogos dão pitacos ao longo dos episódios sobre a veracidade dos indícios encontrados, assim como sobre os depoimentos das testemunhas que garantem ter tido contato com extraterrestres.
Casos famosos entre os ufólogos que ocorreram em terras espanholas, como o sumiço do Comandante Bañuls e do avião Grumman AN1/7, são alguns dos destaques da temporada. Nesta noite, contudo, o foco fica para o chamado “Incidente de Manises”.
Sticky Fingers se apresenta na Capital
De volta ao Brasil, a banda australiana Sticky Fingers traz à Capital o show de sua nova turnê. É o espetáculo South American Tour ’22, que será apresentado nesta sexta, às 22h, no Pepsi On Stage (Av. Severo Dullius, 1.995).
A sonoridade diversa, influenciada pelo rock alternativo, o reggae e a música psicodélica, estarão presentes no repertório do show, que leva ao palco as canções do mais recente disco do grupo, Lekkerboy.
Considerada uma das mais importantes bandas de seu país, a Sticky Fingers acumula sucessos em sua trajetória. Dos cinco álbuns produzidos até o momento, três estiveram entre os mais ouvidos nos anos de seus lançamentos. O show tem ingressos a partir de R$ 290, em Sympla. Sócios do Clube do Assinante e um acompanhante têm 50% de desconto.
Show de Marcelo Delacroix
Em quatro décadas de estrada, Marcelo Delacroix desenvolveu uma carreira consolidada na música. São cinco álbuns autorais lançados, sendo que dois deles levaram o Prêmio Açorianos na categoria Melhor Disco de MPB. Sua trajetória será celebrada no show 40 anos de Música, apresentado em duas noites. Ao seu lado estarão Beto Chedid, Giovanni Berti, Mateus Mapa e Zelito. O repertório trará as canções de seu próximo álbum.
Com entrada franca, as apresentações ocorrerão na sexta e no sábado (24), às 19h, no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).
Celebração a Julio Zanotta
Julio Zanotta recebe, nesta sexta (23), uma noite de homenagens aos seus 50 anos de carreira. A partir das 20h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), o autor irá autografar a coletânea de sua dramaturgia em 10 volumes lançada pela editora Giostri.
O evento contará também com performance do ator João de Ricardo, com direção da Cia. Espaço em Branco, e aberturas de exposições de Gilberto Perin e do próprio Zanotta. A entrada é franca.