Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"O Peru rondava meu pensamento desde adolescente. Assim, me joguei em avião, ônibus, trem, barco e até tuck tuck por 30 dias, sozinha, mas amparada pela minha mochila com a cara e a coragem de meus 58 anos, a desfrutar da minha melhor compainha — eu mesma. Foi uma viagem de contemplação com momentos mágicos, quando percorri ruelas, caminhos em pedras e conheci lendas de um povo nativo que ainda preserva sua origem a qualquer custo. Um povo silencioso escondido em suas vestes coloridas, mas solícitos ao receber o turista. Assim, entre um povoado e outro fui vivendo o mundo andino: fui escalando ruínas, frequentando lares e, sem pressa, fui atravessando a Cordilheira dos Andes para viver momentos único em busca da história e devoção da crença religiosa inca.
Descobri povoados iluminados apenas pelo luar; avistei do alto da cordilheira em distantes vales minúsculos pontos iluminados que indicavam vida em lugares quase inatingíveis; povoados construídos em adobe; povoados flutuantes em contraste com a branca Arequipa, construída em silla vulcânica; o imponente Valle De Colca sendo protegido pelas asas do condor, um voo que guarda a cordilheira à protegendo do mal.
Viver a cultura andina foi uma experiência inesquecível, na qual degustei sabores, desfrutei do benefício do chá de coca, me encantei com o ouro que ornava os incas e que ainda brilha em meio aos museus. Guardo comigo o silêncio dos paredões da Cordilheira dos Andes, a imensidão azul do Lago Titicaca e, junto, o sonido da flauta andina que não sai de meu pensamento."
Mara Lucia De Souza Peters
De Camaquã
"Japão era um sonho de muitos anos. Logo na chegada, deparei com hospitalidade, segurança e limpeza, que nos chamam atenção em todos os lugares. Saber algo mais sobre gueixas, quimonos, ikebana, origami, a escrita e mesmo sobre samurais é muito interessante. Iniciar em Tóquio para conhecer o Palácio Imperial, participar da cerimônia do chá no Jardim Happoen, passear por Chinatown e ir até Hakone e ficar em hotel no estilo japonês, para se ter uma vivência cultural .
Seguir para o Vale Owakudani, uma área em torno de uma cratera de um vulcão que ainda expele fumaças sulfurosas. Subir de bondinho até o Monte Komagatake, para ter uma ótima vista do famoso do Monte Fuji. Ir de trem bala para Kyoto, uma ótima experiência. Após, Hiroshima — fiquei impressionada por tudo que passaram e como hoje a cidade está maravilhosa. Visitar o santuário Kasuga (Kasuganocho), famoso pelas 3 mil lanternas de bronze e pedra. Sair de Osaka e pegar novamente o trem bala até Tóquio. Por tudo isso e muito mais — faltaria espaço de escrever tudo, é e será sem dúvida uma viagem inesquecível."
Norma Schneider
De Panambi, em maio de 2018
"Presente dos meus 60 anos, a viagem pela Rota Romântica da Alemanha foi realmente inesquecível. Amei. Na foto, Dinkelsbühl, uma charmosa cidade histórica alemã, considerada um dos complexos medievais mais conservados do país. Permanece totalmente murada, com suas quatro torres defensivas praticamente intactas. A cidade é um sonho! Realmente linda!"
Amilton e Eloisa Gazzo
De Canoas, em 2013
"A fantástica e pequenina Ilha da Páscoa, território chileno, está localizada no triângulo polinésio (juntamente com Havaí e Nova Zelândia), a 3,7 mil quilômetros da costa do Chile, sendo considerada o local habitado mais remoto do mundo. Estar frente a frente com os espetaculares, impressionantes, encantadores e enigmáticos Moais foi a concretização de um dos meus mais queridos sonhos de infância, emocionante! Para completar essa viagem inesquecível, um Oceano Pacífico de um azul incrível e deslumbrante emoldurando a ilha. Na foto, os Moais do Ahu Nau Nau, guardiões da belíssima Praia de Anakena."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em abril de 2018
"Uma viagem inesquecível foi conhecer a Islândia, país de belezas naturais deslumbrantes. Reynisfjara é uma praia bastante exótica e belíssima: formações rochosas, neve e a espuma branca do mar sobre as areias negras."
Gabriela, Jurema e Janaína Faé
De Ipê, em fevereiro de 2018
"Para comemorarmos nosso aniversário de casamento, em 2016, escolhemos San Carlos de Bariloche, porta de entrada da Patagônia Argentina. A cidade oferece a gama mais ampla de opções para o turismo, tanto convencional quanto de aventura. É um lugar onde o tempo parece ter se detido para que os visitantes desfrutem da beleza eterna de suas paisagens mutantes. No Cerro Catedral, desfruta-se de uma ampla e belíssima vista da Cordilheira dos Andes."
Santiago e Maria das Graças Mascia
De Porto Alegre, em 2016
"Prestes a completar 50 anos, decidi fazer uma viagem sozinha a alguma ilha no meio do Pacífico. Optei por Maui, no Havaí, e não me arrependi. A ilha tem paisagens únicas, como crateras de vulcões extintos e praias de areias pretas. Também oferece passeios de aventura inesquecíveis, como mergulhar em Molokini (cratera submersa no meio do oceano, com uma fauna e flora marinha impressionantes) e percorrer a estrada de Hana, com suas 600 curvas. Realmente, foi a minha viagem inesquecível."
Sandra Pinzon Gaspareto
De Guaíba, em 2015
"Uma viagem inesquecível que fizemos, minha esposa e eu, foi para Reino Unido, em 2016. Atravessamos as duas encantadoras e bucólicas Irlandas, passando pela instigante Escócia, com seus castelos e todas suas batalhas históricas, para finalmente chegar à Inglaterra. Lá, passamos por vários lugares, como a Liverpool dos Beatles e a misteriosa construção pré-histórica de Stonehenge. Ao fim, estivemos em Londres, com sua mistura de povos e a realeza, sem deixar de visitar locais como a London Eye, o Big Ben e o Rio Tâmisa, onde pudemos contemplar a Tower Bridge."
Rogerio e Gislaine Haag
De Porto Alegre, em agosto de 2016
"Nossa viagem inesquecível foi a Flores da Cunha, na serra gaúcha. Visitamos várias vinícolas, entre elas a Salvattore (bem no centro), a Luiz Argenta e a Viapiana. Fomos na Igreja da Matriz e no campanário. No alto da cidade, visitamos o Monumento ao Galo, que tem uma história muito pitoresca. Na volta, nos sugeriram passar por Nova Roma do Sul. Pegamos uma balsa para cruzar o Rio das Antas."
Maria Inês Peña, com Nina, Sérgio, Luigi e Giulia Schiavi
De Porto Alegre, em fevereiro de 2018
"A viagem realizada entre Edimburgo e Inverness, cidade ao norte da Escócia, onde está localizado o Lago Ness, é algo inesquecível, não exatamente por causa do temível lago e seu monstro, e sim pela paisagem exuberante durante o deslocamento. Após percorrer alguns quilômetros, há uma mudança drástica na paisagem, que é quando se começa a percorrer o trecho das 'highlands', as terras altas do norte da Escócia, ou seja, a região montanhosa. No percurso de aproximadamente seis horas, feito de van, há pelo menos quatro paradas, sendo duas para lanche e/ou banheiro e outras duas exclusivas para fotos. Esta foi tirada em Ballachulish."
Luiz Carlos Kaufmann
De Porto Alegre, em novembro de 2017
"No sul da Itália, bem no 'calcanhar da bota', entre os mares Jônico, a Oeste, e Adriático, ao Leste, encontramos a região de Salento. É uma terra cheia de belas paisagens, praias rochosas e águas de um azul incrível. Salento ainda não faz parte da rota de turistas estrangeiros e, por isso, a tranquilidade é maior. Suas cidades têm um grande valor histórico com características medievais. A gastronomia da região é maravilhosa, e seus vinhos são excelentes. Encontramos aí todos os ingredientes para uma viagem perfeita."
Yadia Paim de Andrade
De Vacaria, em maio de 2018
"Veneza, capital da região do Vêneto, situada no nordeste da Itália sobre 117 ilhas separadas por canais e ligadas por pontes, é um convite ao romance. Uma caminhada pela Praça de São Marcos, pela Basílica de São Marcos, pela Ponte de Rialto ou um passeio de gôndola pelo Grande Canal, passando sob a Ponte dos Suspiros, reacende a chama do amor. Para terminar esse maravilhoso passeio, nada como sentar no Caffe Florian, em plena Praça São Marcos, e saborear um delicioso lanche enquanto observamos as pombas, dezenas delas, voarem atrás de turistas encantados com tanta beleza."
Carlos Humberto Cereser e Bila Calleya Cereser
Em outubro de 2013
"Uma viagem inesquecível foi quando viajei para Paris e vi pela primeira vez a Torre Eiffel. Simplesmente maravilhosa, construção gigantesca de encher os olhos. Passei por ela todos os dias que fiquei em Paris e não me cansaria de admirar jamais. Vale subir pelo elevador e ver a vista lá de cima dela também."
Letícia Carteri
De Veranópolis, em outubro de 2014
"HB é a abreviação de Hofbräuhaus, mas como uma palavra tão fácil de falar não ganha o mundo tão fácil. Sem dúvidas, a HB é uma das a cervejarias mais famosas do mundo. Ela foi fundada em 1589 por Wilhelm V, Duque da Baviera, em Munique. Passou muitos anos servindo somentea realeza e, em 1828, a cervejaria teve autorização do Rei Ludwig I para atender o público em geral. Foi o local predileto de Hitler, que palestrava ali nas reuniões do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães."
Lorena Scotta Webster
De São Leopoldo, em junho de 2014
"Ter conhecido 18 cidades suíças foi, com certeza, a viagem mais inesquecível que tivemos. A beleza natural exuberante, o respeito à natureza, o visual estonteante, a cultura de alto nível, a eficiência naquilo que se propuseram em fazer, as cidades belíssimas, os meios de transportes eficientíssimos, a educação impecável, entre tantos outros adjetivos. Não houve um só reparo que ofuscasse nossa viagem. Tudo funcionou perfeitamente naquele país maravilhoso, além do inusitado: quatro idiomas são falados pelos suíços, dependendo da região em que ele viva (alemão, francês, italiano e romanche), além, é claro, do inglês.
O tamanho relativamente pequeno do país, grande parte dele inabitado devidoaos Alpes, não impediu a Suíça de se desenvolver, principalmente no turismo. Esta foto foi tirada em Lausane, no Lago Lèman, próximo ao Comitê Olímpico Internacional (COI)."
Flávio dos Reis Pereira e Lisandra Santos Defaveri
De Porto Alegre, em setembro de 2016
"Não é preciso dizer que sou fã da série Chaves por ter escolhido como destino a mexicana Acapulco, lugar onde a Turma do Chaves escolheu para passar as férias. Uma cidade acolhedora com um clima tropical e com um povo acolhedor. Fiquei hospedado no mesmo hotel onde foi gravado o seriado, o Emporio Acapulco. Quando visitarem Acá (apelido carinhoso da cidade), não esqueçam de conhecer o Museu Fort Acapulco, o La Quebrada. Tenho certeza de que minhas férias em Acapulco foram as melhores da vida!"
Herbert Chaves
"O Parque Nacional da Terra do Fogo é um parque nacional argentino com uma área de 68.909 hectares situado na Terra do Fogo, no extremo sudoeste da parte da ilha, 12 quilômetros a oeste da cidade de Ushuaia. Dentro deste parque, encontra-se a Bahia Lapataia. Por terra, são cerca de 17 mil quilômetros até o Alasca e 3 mil quilômetros até Buenos Aires."
Rudolfo Goldmann e Susana Compagnoni Bem
De Farroupilha, em outubro de 2017