Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Paris é o destino preferido para os corações apaixonados, mas viajei com minha irmã. Chegamos à cidade em uma manhã quente de verão para um passeio de cinco dias.
Já de início, largamos tudo em nosso albergue e fomos explorar a Torre Eiffel. Tivemos 20 minutos de profundos suspiros, mas logo voltamos à realidade e encaramos a fila de duas horas para apreciar a cidade de cima. Como as filas do elevador são sempre maiores, pensamos que a escada seria a escolha certa. Esqueça! Não importa o preparo físico nesse momento: debaixo de um sol escaldante em pleno julho, você chega ao primeiro andar da torre com os cabelos grudados na face, e suas fotos vão te lembrar para sempre que o desodorante não aguentou!
Falando em desodorante, se você visitar Paris nos meses de intenso calor, saiba que seus amigos turistas de diversas outras nacionalidades não são tão apegados ao uso deste querido item essencial no nosso dia a dia. É o perfume de Paris em julho (ou a falta dele)! Mesmo assim, a vista de cima da torre é inenarrável. A segunda vista que recomendo muito é de cima do Arco do Triunfo (foto), especialmente próximo ao pôr do sol.
Visitamos Paris inteira, desde o Jardin des Tuileries, onde você pode sentar para tomar sol depois de apreciar as obras do Museu do Louvre, ao belíssimo Jardim de Luxemburgo, onde se pode fazer um piquenique antes de explorar a imponente Catedral de Notre-Dame e o maravilhoso bairro de Marais.
Entre piqueniques no jardim e museus grandiosos, o que mais amamos foi a vívida energia da cidade. Não é uma capital qualquer. Emana entusiasmo e, por isso, o mundo sente também suas dores. Seja nos corações apaixonados dos amantes ou nos corações aventureiros de duas irmãs em busca de pura diversão na Cidade Luz, Paris é sempre Paris!
Perfil
Carla Lazzari, 26 anos, mora na Alemanha, onde está fazendo mestrado
Lugares que conhece: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Canadá, Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Áustria, Suíça, Itália e Polônia
Ainda quer visitar: China, Índia, Japão, Rússia, Austrália, Turquia, Emirados Árabes, África do Sul, Cuba e todos os outros em que ainda não esteve
Chegamos a Paris três dias após os atentados. Todos os lugares turísticos estavam praticamente vazios. Os dias foram se passando, e a rotina foi se estabelecendo. Não deixamos de visitar nenhum lugar e muito menos de nos deslocarmos pela cidade de metrô.
Paris estava supersegura com policiamento ostensivo, mas eram nítidos a preocupação e o sofrimento no rosto de cada policial que víamos pelas ruas. Dentre tantos lugares que visitamos, o meu preferido
foi os Jardins de Luxemburgo.
Renata Terres
Em novembro de 2015
Paris é exuberante. Pude aproveitar cada momento fazendo boa parte das visitas a pé. Conhecer a Torre Eiffel foi fantástico. Comecei a caminhada pela manhã até a Catedral de Notre-Dame, passando pelo Museu do Louvre e pelo Arco do Triunfo.
Guilherme Gasparin
De Canela, em 2015
Nesta foto, estamos no 'coração' do Louvre, a Pirâmide de Vidro, localizada no pátio central. Inaugurada em 1988 (parte externa) e 1993 (parte interna, a Pirâmide Inversa), é o centro dos visitantes do museu e onde a visita começa e termina.
Rejane e Thais Martins, Angela Mongrandi e Sérgio Goulart
De Canoas, Sapucaia do Sul e Porto Alegre, em março de 2014
O Rio Sena divide Paris e é um grande ponto de referência para quase tudo na cidade, além de ser ele mesmo uma grande atração. Imperdível fazer um passeio de barco por suas águas calmas, apreciando a paisagem e avistando muitas das principais edificações e monumentos da capital francesa. Nesta foto, na margem oposta do píer, observa-se o Louvre.
Débora Strapasson Pizzolatti
De Porto Alegre, em agosto de 2011
PRÓXIMOS DESAFIOS
-5 de janeiro - LAGOS
-12 de janeiro - FERNANDO DE NORONHA
-19 de janeiro - JAMAICA