Há lugares em que a gente vai uma vez, duas, três vezes, e sempre dá vontade de voltar. A Itália é um deles. Talvez seja a diversidade de cenários, a alegria do povo ou o sangue italiano que corre em nossas veias.
Nápoles, uma sedutora cidade de luz e trevas na Itália
Na primeira vez, em 2000, buscamos uma visão geral do país e aproveitamos tudo que deu. Neve na Cortina DAmpezzo, passeio de gôndola ao som dos gaiteiros e um café no Florian em Veneza. Missa com o saudoso papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, e visita à Capela Sistina, no Vaticano. Em Roma, fizemos todos aqueles passeios recomendados: praças, Coliseu, Fontana di Trevi, Panteão e muito mais que a cidade oferece. Visitamos Pisa para ver a famosa torre inclinada, rezamos em Pádua, e foi o máximo.
Na segunda viagem, em 2006, descobrimos o sul da Itália até a Sicília. Nápoles, Capri, Sorrento, Amalfi, cidades maravilhosas que são acessadas percorrendo a sinuosa e movimentada estrada da Costa Amalfitana. Entre um limoncello e outro, a sugestão é conhecer Palermo, Agrigento, Siracusa, Taormina, Catania, lugares encantadores e com muito para se ver e fazer - ou não fazer, só curtir. Sob a fumaça do Vesúvio, fomos ver o que restou de Pompeia, destruída pelo vulcão em 79 d.C.
Em 2012, fizemos Itália em dose dupla. Em abril, uma peregrinação por lugares sagrados incluía o país. Fomos até Turim, onde está o Santo Sudário. Em setembro do mesmo ano, embarcamos em uma viagem enogastronômica pela Toscana que foi nota 10. Visitar olivais, conhecer o museu do presunto em Parma, provar o verdadeiro balsâmico em Modena, o queijo pecorino em Pienza foram experiências incríveis. Fizemos a rota do Chianti, brindamos com o brunello e outros vinhos divinos. Até plantamos uma videira que deve estar por lá, crescendo.
No roteiro também estavam a misteriosa Volterra, Siena com a festa do Palio, Arezzo (aquela do filme A Vida É Bela), Cortona e Florença (ambas ícones de arte e história) e a glamourosa Milão.
Um roteiro pela Noruega, a terra dos vikings, dos fiordes e da qualidade de vida
Perfil
Amilton Monteiro Gazzo, 70 anos, e Maria Eloisa Possebon Gazzo, 62 anos, são nutricionistas e moram em Canoas
Lugares que conhecem: quase todos os Estados brasileiros, Alasca, Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Croácia, Chile, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, EUA, Eslovênia, Escócia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Jordânia, México, Montenegro, Noruega, Portugal, Polônia, País de Gales, Paraguai, Liechtenstein, República Tcheca, Suíça, Suécia, Turquia, Uruguai
Ainda querem conhecer: Grécia, África
Dez dicas para curtir o verão suíço
Veneza é uma das cidades mais românticas da Itália, senão a mais. Cercada por água, só é possível se locomover por seus canais em barcos e, em terra, nas suas estreitas ruas, caminhando. É reconhecida pela história, os monumentos e as belezas. Na foto, um passeio de gôndola, muito tradicional entre os turistas e realmente encantador.
Letícia Carteri
De Veranópolis, em novembro de 2014
Portofino é o balneário mais charmoso e pitoresco da Itália, onde os famosos têm suas mansões de veraneio. Nesta enseada, há muitas lojas de grife, casas e pequenos prédios coloridos. O charme todo está em chegar de barco, partindo de Gênova.
Solange e Volney Olivo
De Farroupilha, em abril de 2014
O Lago di Garda é o maior da Itália, com 370 quilômetros quadrados. Situa-se no norte, entre as regiões da Lombardia, do Vêneto e de Trentino-Alto Adige. Lindíssima e charmosa, Malcesine é a mais adorável entre as várias cidades às margens do Garda, a nordeste, aos pés do Monte Baldo. Suas encantadoras ladeiras de pedra, casas coloridas, ruelas, arcos, o pequeno porto, charmosos cafés, restaurantes e pequenas lojas fazem dessa joia um dos destinos preferidos dos turistas.
Helga Pichler
De Porto Alegre, em junho de 2015
Foto durante o passeio pelo Fórum Romano, local ideal para um descanso, com o imponente Coliseu como cenário!
Clésia Bartz e Eden Paulo Gill
De Porto Alegre, em março de 2015
Curta a página do Caderno Viagem no Facebook
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Leia mais sobre viagem e turismo
Leia também
Casal percorre 4,5 mil quilômetros de bicicleta pela Europa
Colunista do Viagem relata o impacto de conhecer Auschwitz
Leitores destacam roteiros para conhecer a Grécia
Renovadas, as Cariátides voltam a brilhar em Atenas
Confira as melhores empresas aéreas do mundo em 2015
Como encontrar uma alma gêmea para compartilhar as viagens
Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros
Conheça a Dinamarca, o país da felicidade
Islândia é considerado o melhor destino na Europa pela Lonely Planet