Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Para ver e sentir", por Isete Mollinetti Copat
O Vêneto é uma das regiões mais bonitas da Itália. Tem lagos, montanhas, colinas cheias de vinhedos, praias, igrejas impressionantes, arte e muitas maravilhas feitas pelo homem. Tudo com bom transporte público e ótimas rodovias, para quem quiser alugar um carro.
Pode-se começar visitando a capital, Veneza, única no mundo, colorida, barulhenta, romântica. Percorrer a pé as ruas estreitas e navegar pelos canais até as ilhas de Murano e Burano são experiências estupendas. Próxima está Pádua, imperdível e emocionante. Para quem é devoto de Santo Antônio (como eu), ali estão suas relíquias, as mais veneradas da Igreja Católica (e o que mais impressiona, a língua dele intacta), sem falar da cidade medieval incrível.
Em Verona, é bom sentar em um café no centro histórico e ficar admirando os belos palácios, as ruínas romanas e a famosa Arena (com sorte dá para assistir a alguma ópera). Também pode-se visitar casa de Julieta para colocar a mão em sua estátua. Um lugar incrível próximo a Verona e ao Lago di Garda é o Santuário Madonna della Corona — encravado nas rochas de uma alta montanha, parece estar suspenso no céu.
Não deixe de fazer uma parada em outras charmosas e pequenas cidades, como Asolo, Bassano del Grappa, Soave, Vittorio Veneto, San Donà di Piave. Para quem aprecia gastronomia e vinhos, é imprescindível ir às vinícolas na Valpolicella, para degustar um Amarone, ou às colinas de Valdobiadenne, para brindar à vida com os famosos Prosecco. E nas altas montanhas, nas Dolomitas, está a linda e florida Cortina D'Ampezzo, onde parece se estar no céu.
Perfil
Isete Mollinetti Copat, de Bento Gonçalves
Lugares que conhece: Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Marrocos, França, Holanda, Irlanda, Alemanha, Áustria, Itália, Turquia, República Tcheca, Eslovênia, Croácia, Hungria, Dinamarca, Austrália
Ainda quer conhecer: Terra Santa, Rússia, Finlândia, Islândia, Nova Zelândia
Outros relatos de leitores
"Capital do Vêneto, Veneza é um dos destinos turísticos mais importantes e procurados do mundo pelo conjunto da obra: arte e arquitetura, pontes e canais, gôndolas e vaporetos, carnaval e festival, máscaras e cristais e a belíssima Praça de São Marcos. Um passeio de gôndola por sua avenida principal, que é o Grande Canal, é uma experiência única e inesquecível."
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em maio de 2017
"O Vêneto tem sete províncias, uma mais linda do que a outra, com cidades muito fartas em história, arte, gastronomia, cenários únicos e cultura enriquecedora. Uma delas é Veneza, considerada a Rainha do Vêneto. Entre suas atrações está a Ponte de Rialto, que acabou virando um pequeno centro de compras. Outra é a Ponte dos Suspiros, que ganhou esse nome porque, segundo a lenda, prisioneiros suspiravam ao passar por ali, vendo o mundo pela última vez."
Leticia Schüler de Paula
De Santo Ângelo, em maio de 2015
"No topo do Monte Grappa, entre as províncias de Vicenza, Treviso e Belluno, há um memorial aos soldados mortos da I Guerra Mundial, lugar de uma paz indescritível."
Ivone Maria Bolzan
De Flores da Cunha, em outubro de 2014
"A Basílica de Santo Antonio de Pádua foi construída para abrigar os restos mortais do famoso santo da Igreja Católica, reconhecido como 'il Santo'. É a principal construção histórica de Pádua e foi iniciada no ano de 1234. Atualmente, recebe milhares de peregrinos de todo o mundo. Santo Antonio é santo padroeiro em Portugal e muito popular pelo Brasil afora."
Paulo Ernani Peres Ferreira e Salete Berton
De Passo Fundo, em outubro de 2017
"À medida que o ônibus serpenteava pela rodovia na margem do Lago de Garda, o maior e mais mediterrâneo da Itália, descortinavam-se colinas pré-dolomitas que, somadas às praias de orlas floridas, à vegetação verde-oliva, aos bares que servem Hugo, aos campings caprichosamente conservados e aos inúmeros ciclistas de todas as idades, compõem um dos cenários mais exuberantes da Bota. Era 9 de setembro deste ano — o último fim de semana da temporada oficial do verão. Garda e seus encantos, no entanto, foram apenas a cereja do bolo da passagem de três dias por Verona, sucedendo um roteiro que, no Vêneto, já havia deixado Veneza na lembrança. A cidade de Romeu e Julieta surpreendeu a mim a minha esposa, Ana Carolina, por ser muito além do que imaginávamos. O centro histórico e a muito bem preservada arena são somente alguns dos principais atrativos da cidade, que transborda qualidade de vida."
Marcelo Ricardo Fiori
De São Leopoldo, em setembro de 2017
"Cismon del Grappa fica próximo ao Monte Grappa, nos Alpes italianos, próximo à Áustria. É a terra de onde vieram meus avós maternos. Foi em setembro do ano de 1893. Fui conhecer a cidadezinha, muito simpática, mas hoje não passa dos 700 habitantes. Era janeiro e nevava. Fazia muito frio, pois o lugar é cercado por altas montanhas. Encontrei a casa que foi da minha avó materna: Thereza Risson Zanella. Está fechada, e assim sempre esteve desde que imigraram para o nosso país."
Marlei Carmen Reginatto Klein
De Erechim, em janeiro de 2016
"Em 2014 realizei um grande sonho: conhecer Bassano del Grappa, no Vêneto, cidade onde nasceu meu nono e de onde vieram muitos dos imigrantes que se estabeleceram no Rio Grande do Sul. Encontrei uma cidade linda, com um povo muito simpático e acolhedor. A cidade é famosa pela sua grappa, uma bebida típica italiana. A polenta é uma atração à parte. Vale a pena experimentar. A foto foi tirada do alto da Torre Civica, construída no século 13 com 43 metros de altura, de onde se tem uma vista incrível do Vêneto. Subir as escadarias requer algum preparo físico. Uma senhora da cidade acompanha a subida e serve como guia, explicando a história da região a cada andar. E quando você acha que finalmente está chegando no fim da escalada, ela diz 'non, non è finito'. Sem dúvida, um passeio inesquecível."
Maria Helena Bizinella Nardon
De Soledade, em novembro de 2014
"Veneza é única. Um dos lugares mais famosos e importantes, a Piazza San Marco tem diversos monumentos importantes: a Basílica, o campanário, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio, além de seus cafés históricos. O mais famoso, o Florian, foi inaugurado em 1720 e é o café mais antigo de toda Itália. Alguns de seus ilustres frequentadores: Giacomo Casanova, Lord Byron, Charles Dickens, Rousseau e Goethe. Os preços são altíssimos, mas se não está a fim de gastar, vale a pena passar em frente e espiar os salões internos. São fascinantes.
Ivanete Baldissera Bordin
De Porto Alegre, em julho de 2014
"Um pouco ao norte de Padova, a pequena Cittadella tem uma linda muralha que data de 1220, totalmente preservada, e pode ser percorrida em todo seu contorno. Além de um belíssimo passeio, é uma aula de história!"
Vera Girardi e Osvaldo Coelho
De Porto Alegre, em abril de 2016