Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Eterna e emocionante, por Isete Mollinetti Copat
A melhor maneira de conhecer Roma é a pé. Em cada rua, há sempre uma descoberta: estátuas, monumentos, fontes, igrejas, praças, lojinhas e restaurantes charmosos. A Cidade Eterna tem um cheiro bom no ar – de café, pães e pizzas –, sem falar do barulho dos carros e das milhares de pessoas nas filas. Só quem caminha consegue verdadeiramente apreciar.
Pode-se começar visitando o Museu do Vaticano, que é gigantesco, com esculturas, afrescos, tapeçaria e pinturas. Os corredores são cheios de obras de arte até chegar à Capela Sistina, pintada por Michelangelo.
Leia também
Nápoles, uma sedutora cidade de luz e trevas na Itália
Itália: leitores destacam os lugares mais legais para se visitar
Visita a Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas
Perto, está a impressionante Basílica de São Pedro. É incrível a fé e a emoção das pessoas por estarem próximas ao Papa e ver a grandiosidade da igreja, suas esculturas, altares e, principalmente, a Pietá de Michelangelo. Vale pagar para subir à cúpula (tem uns trechos de elevador) e apreciar a vista lá de cima. Também há o Coliseu e as ruínas do Palatino e do Fórum Romano, além de muitas igrejas, todas espetaculares.
Outra dica é caminhar pela Via Conciliazione até o Castelo de Santo Ângelo, atravessar a ponte do Rio Tigre, com suas belíssimas estátuas, e ir até a Piazza Navona e o Pantheon. Nesse percurso, chega-se à famosa Fontana di Trevi, uma das mais lindas do mundo. Diz a lenda que atirar uma moeda de costas, na água, faz com que a pessoa retorne um dia a Roma. E seria bom retornar, pois há tantas atrações na cidade que é impossível ver tudo em uma só viagem.
Perfil
Isete Mollinetti Copat é professora aposentada
Lugares que conhece: Europa, EUA, Canadá, América do Sul
Ainda quer conhecer: Tailândia, Austrália e Nova Zelândia
Leia mais relatos de leitores
"Roma provoca os sentidos, principalmente a visão: os olhos são inundados por estátuas, pinturas e templos, monumentos soberbos dos césares e da Igreja Romana. O ideal é fazer o máximo dos passeios a pé, pois cada esquina e cada detalhe contam uma história milenar."
Fábio Meira Alves
De Passo Fundo,em outubro de 2011
"O castelo de Santo Ângelo é um ícone arquitetônico italiano. Foi construído há 2 mil anos para ser o mausoléu do imperador Adriano. Hoje, é um museu com uma excelente vista de Roma. O escritor Dan Brown utilizou a passagem secreta que liga o Vaticano ao castelo para criar o livro Anjos e demônios, que mistura a história do local com a trama das personagens."
Thais Olivo
De Farroupilha, em maio de 2014
"Sair do metrô e dar de frente com o Coliseu, aquela fantástica estrutura de quase 2 mil anos, foi muito emocionante, mas era só o início. A Cidade Eterna, por si só, é um museu a céu aberto, onde se pode observar a grandeza da capital do antigo império romano."
João Luiz Pinheiro
De Charqueadas