Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Vivendo e aprendendo, por Vitor Biasoli
No último inverno europeu, participei de um curso de italiano para estrangeiros em Campus Magnolie, em Castelraimondo (Região de Marche). Curso de um mês, com longos passeios nos finais de semana – e a Toscana estava no roteiro.
Os professores serviam de guia, e tanto exercitávamos o aprendizado da língua quanto aprendíamos sobre história, arte e gastronomia italianas. O passeio era rápido, mas o suficiente para proporcionar belas surpresas. Tínhamos uma visão geral de algumas cidades e, depois, cada um optava por algum aspecto ou lugar para apreciar com vagar.
Leia também
Itália: leitores destacam os lugares mais legais para se visitar
Roma, a eterna e emocionante capital da Itália
Visita a Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas
Em Florença, escolhi a Galeria de la Academia, onde se encontra o David, de Michelangelo, e me surpreendi com as esculturas inacabadas do mesmo artista. Surpreendentes. Em Pisa, subi as escadarias da famosa torre (foto acima) – antes, fui revistado por soldados armados, vigilantes em relação a possíveis terroristas do Estado Islâmico.
Em San Gimignano, simplesmente assisti ao carnaval de rua: as crianças fantasiadas fazendo guerra de confete ao som das músicas de Michel Teló. Sim, Michel Teló, reproduzido em potentes caixas de som, na praça central de uma cidade medieval. Em Siena, em um restaurante no entorno da Piazza del Campo, provei a famosa bisteca fiorentina, acompanhado de taças de chianti. E senti, em cada um desses lugares, que um pouco do mundo italiano se agregava à minha experiência de vida.
Perfil
Vitor Biasoli, 61 anos, é professor aposentado
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Chile, Cuba, Portugal, Espanha, Itália e diversas regiões do Brasil
Outros relatos de leitores
"Em Florença, a capital da Toscana, pudemos observar diversos monumentos e obras de arte produzidos por Dante, Giotto e Leonardo da Vinci, os quais formaram o berço do Renascimento. A foto foi clicada na Ponte Santa Trinitá, com a espetacular Ponte Vecchio ao fundo. A estrutura foi construída no ano de 1345 e servia para que a família Médici, governantes da época, atravessasse o rio sem ter que se misturar com o povo."
Alexandre Diesel Bender e Deise Osório Figueiredo
De Porto Alegre, em março de 2016
"Percorrer de carro ou de bicicleta os lindos caminhos da Toscana, com seus parreirais e ciprestes, é uma experiência inesquecível. Nos deparamos com cidadezinhas em que o tempo parece ter parado na Idade Média, como a encantadora San Gimignano, com suas ruelas e suas torres medievais."
Sandra Pinzon
De Guaíba, junho de 2016
"A famosa torre inclinada de Pisa é Patrimônio Mundial da Unesco, junto com o duomo, o batistério e o cemitério monumental. A Praça dos Milagres é um complexo único de arte e beleza em um dos mais belos gramados do mundo."
Jones e Kelly Maldaner
De Porto Alegre, em outubro de 2016