Antes da inauguração da freeway, em 1973, a RS-030 recebia, em todos os verões, grande quantidade de veículos que se deslocavam rumo ao Litoral Norte. Hoje, quase 50 anos depois, a rodovia estadual de 98,8 quilômetros tem tráfego reduzido e sofre com a conservação dos acostamentos e a manutenção do asfalto em alguns pontos.
A reportagem de GZH circulou pela RS-030 na manhã da última segunda-feira (7).
Pavimentação
Diferentemente do observado na série de reportagens feita em 2019, a pavimentação no trecho entre Osório e Tramandaí não é mais a melhor da rodovia. Há irregularidades e fissuras no asfalto desde o km 69, em Santo Antônio da Patrulha, até o final da estrada, em Tramandaí, nos dois sentidos – em direção à Capital, GZH identificou dois buracos mais significativos. Nos demais trechos, o asfalto parece ter recebido manutenção, já que apresentava condições ruins no ano passado.
Geometria
O trecho conhecido como Estrada Velha, entre Gravataí e Osório, tem pista simples ao longo de todo o trajeto, dividida por uma marcação no asfalto. Apenas entre Osório e Tramandaí, trecho utilizado para quem sai da freeway, a rodovia passa a ter duas faixas para cada sentido, divididas por canteiro central. As pistas que passam por dentro das cidades de Gravataí e Tramandaí (no início e no fim da rodovia) também são duplicadas.
O acostamento é o principal problema da RS-030. Ele está presente em praticamente toda a extensão – com exceção de um trecho de 9 quilômetros em Santo Antônio de Patrulha e das áreas urbanas no início e no fim da rodovia. No entanto, há buracos e grama crescendo em todo o trajeto, principalmente na Estrada Velha, onde fica difícil para o motorista utilizar o acostamento.
Sinalização
As marcações no asfalto não apresentam grandes problemas ao longo da rodovia. Tanto na Estrada Velha quanto entre Osório e Tramandaí, é possível identificar a linha que separa as pistas ou faixas.
Em relação à sinalização vertical, a situação poderia ser melhor. Há uma placa quase caindo na altura do km 53, em Santo Antônio da Patrulha, no sentido litoral-Capital. A poucos metros dali, uma placa que traz telefones de emergência está cortada pela metade, o que impossibilita descobrir qual é o número para contato.
Curiosamente, GZH também identificou uma placa que avisa, em Santo Antônio da Patrulha, que a pista está com defeitos em uma extensão de 150 metros. Apesar disso, não há grandes problemas dali para frente.
Limpeza
Com exceção de alguns trechos, a vegetação está alta ao longo de quase toda a RS-030, principalmente na Estrada Velha – tanto que é possível ver grama crescendo nos acostamentos. Na altura do km 75, o matagal encobre parcialmente duas placas: uma que indica quilometragem e outra que alerta para curvas à frente.
Apesar de a rodovia passar por muitos trechos urbanos, GZH não identificou acúmulo de lixo em suas margens.
Serviços
Serviços como ambulância e guincho não estão disponíveis – apenas de forma particular ou encaminhado pelas prefeituras, como no caso de atendimento médico. As ocorrências são atendidas no telefone 198 pelo grupo rodoviário de Viamão, responsável também pela RS-040, RS-118 e RS-020. O grupo deve receber reforço a partir da próxima semana. Os bombeiros podem ser acionados pelo telefone 193.
Contraponto
O que diz o Daer
"O Daer realiza ações periódicas de manutenção na rodovia, especialmente operações tapa-buracos. Em breve, deve iniciar o serviço de roçada, que, no momento, ocorre na Estrada do Mar.
Os acostamentos são construídos de acordo com os projetos previstos para cada rodovia. Eles recebem manutenção, porém a prioridade da equipe de conserva são as ações na pista de rolamento.
As melhorias na sinalização serão providenciadas de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.
Os serviços mencionados, como ambulância e guincho, não estão disponíveis. O atendimento a emergências é feito pelo CRBM (Comando Rodoviário da Brigada Militar)."