Uma das rodovias mais acessadas pelos gaúchos rumo às praias do Litoral Norte, a freeway (BR-290) passa todos os dias por obras de manutenção e melhorias. Por conta disso, diversos pontos têm estreitamento de pista para a realização de serviços.
Também há obras em cinco pontes sobre a estrada. Todas elas passarão a ter acesso direto para a BR-290.
Para conferir a situação da rodovia, GZH percorreu nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro o trecho que liga a Capital às praias. A avaliação levou em conta em conta seis aspectos: pavimentação, geometria, sinalização, limpeza, serviços e prevenção ao coronavírus.
Pavimentação
O asfalto está em dia, sem buracos ou ondulações. Apesar de ser possível visualizar onde os buracos foram tapados, não restaram irregularidades que prejudiquem o deslocamento. Em diversos trechos, a reportagem encontrou (em 7 de dezembro) estreitamento de pista, como nos kms 56, 50 ao 46 e 23 ao 2, no sentido Capital-litoral, em decorrência de obras de melhoria nas pistas ou serviço de capina.
Geometria
Na maior parte da sua extensão, a freeway tem três pistas, e o acostamento acompanha toda a rodovia. Ao longo da estrada, também há diversos pontos de refúgio. A estrada é plana em todo o traçado.
Sinalização
Muito bem sinalizada, a freeway apresenta boas condições de pintura na pista e de placas. Todos os pontos com obras estão amplamente sinalizados com placas antes dos trechos afetados, cones nos estreitamentos e homens fazendo indicação manual de que há intervenção na pista. Os pedágios e seus devidos valores estão informados com clareza.
Limpeza
Sem acúmulo de lixo nas margens e com a capina em dia.
Serviços
Guinchos e ambulâncias foram visualizados durante o trajeto, tanto na ida à praia quanto no retorno. A rodovia conta com um ponto de apoio ao usuário, localizado no km 24, em Santo Antônio da Patrulha (sentido Litoral). Não há mais locais para alimentação na estrada. O pedágio custa R$ 4,60 para automóveis em Santo Antônio da Patrulha e em Gravataí, em ambos os sentidos.
Prevenção
Nos pedágios, todos os funcionários usavam máscaras e havia, do lado externo das cabines, dispensers com álcool gel.
Contraponto
O que diz a CCR ViaSul
A CCR ViaSul, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que realiza diariamente ações de melhoria na rodovia. Essas intervenções englobam todos os aspectos: pavimentação, sinalização, capina e limpeza, e valem para os dois sentidos da estrada. Todas as obras, informou, são previamente autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os condutores podem conferir os pontos com alterações no site da concessionária. Em relação às obras nas pontes sobre a rodovia, a CCR ViaSul disse que todas terão acesso à freeway e que, no momento, há trabalhos sendo feitos em cinco delas. A previsão de conclusão é para fevereiro de 2021.
Em relação às estruturas para os usuários, a empresa esclareceu que prevê a instalação de banheiros químicos na base de Santo Antônio da Patrulha nos dias de maior fluxo. "Sobre a instalação de pontos comerciais (com novo acesso à freeway), informamos que a freeway, no segmento entre os km 98 e zero, é uma rodovia com projeto de classe especial, ou seja, todos os seus acessos (inclusive, comerciais) são controlados. Atualmente, existem dois postos de serviço no trecho, sendo um no km 80 no sentido Litoral, e outro no km 70 no sentido Capital. Isto posto, a rodovia não permite a instalação de mais pontos comerciais", informou.
Para melhor atendimento em dias de trânsito intenso, a empresa prevê reforço no número de colaboradores e aumento na quantidade de viaturas. Nos pedágios, também ocorrerá a Operação Papa-Fila. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, a CCR ViaSul também vai liberar o trânsito no acostamento em trechos específicos.