Trecho interno que liga as praias de Imbé a Palmares do Sul, a rodovia conhecida como Interpraias passa por dentro dos municípios e, por muitas vezes, acaba ganhando nome de avenida. Fora das áreas urbanas, a via tem problemas na pavimentação. Sinalização e acostamento são ainda mais problemáticos.
Para conferir a situação da rodovia, GZH percorreu o trecho nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro. A avaliação levou em conta em conta seis aspectos: pavimentação, geometria, sinalização, limpeza e serviços.
Pavimentação
A partir do trecho de Tramandaí, os motoristas precisam ter cautela. Alguns pontos apresentam buracos, ondulações e desníveis na pista, como na esquina com a Avenida Protásio Alves.
Em Tramandaí Sul também foram encontrados defeitos. A faixa da direita da rodovia em Cidreira, perto do número 5.467 (não há sinalização de quilometragem), há um buraco grande na via.
Entre Magistério e Quintão também há irregularidades na pista. O último ponto da rodovia, da praia de Dunas Claras até o farol, tudo em Palmares do Sul, não tem asfalto. O piso é precário em vários pontos do acostamento.
Geometria
Fora dos trechos urbanos, a pista é simples com acostamento. Onde corta os municípios, geralmente, a pista é ampla e com canteiro central. Toda a extensão da rodovia é plana.
Sinalização
No trecho de Imbé a Tramandaí, a reportagem flagrou placas pichadas e pouca indicação de quilometragem. Dentro das áreas urbanas a sinalização é pouca e, por vezes, inexistente.
Em Cidreira, por exemplo, há pouca indicação da continuidade da rodovia. As pinturas nas pistas também têm problemas, especialmente no trecho urbano de Tramandaí.
Limpeza
A reportagem cruzou com alguns pontos de acúmulo de lixo às margens da rodovia em Imbé e também Tramandaí. O acostamento, em vários pontos, também carece de capina.
Serviços
A RS-786 é uma rodovia administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e não tem ambulâncias fixas na estrada. Quem presta o atendimento em caso de emergências é o CRBM.
Em caso de acidentes ou ocorrências policiais, os motoristas devem ligar para o 198.
Como não há guinchos disponíveis nos trechos, a orientação é acionar a concessionária, caso houver, ou acionar o serviço particular ou de segurado.
Contraponto
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Daer informou que “em relação à sinalização, assim como nas demais rodovias no Litoral Norte, ela passará por melhorias quando estiver ativo contrato da 16ª Superintendência de Osório. Já as intervenções, em um primeiro momento, serão priorizadas na pista de rolamento”.