O Prosecco Doc Imoco Conegliano, da Itália, venceu o Tianjin Bohai Bank, da China, neste domingo (22), por 3 a 0 (25/21, 25/15 e 25/20) e conquistou seu terceiro título no Mundial de Clubes de vôlei feminino, disputado na cidade chinesa de Huangzhou. As conquistas anteriores aconteceram nas edições de 2019 e 2022.
A oposta sueca Isabelle Haak marcou 25 pontos, sendo 19 no ataque, três no saque e três no bloqueio e foi o destaque da partida. A jogadora de 25 anos foi eleita a melhor da competição e ficou com o troféu de MVP entregue pela Federação Internacional.
Outo destaque do time italiano, que é uma verdadeira seleção mundial, foi a ponteira chinesa Zhu Ting, que marcou 14 pontos. A brasileira Gabi Guimarães, que também atua como ponta fez 10, assim como a central italiana Sarah Fahr.
No time chinês as pontas Wang Yizhu e Li Yingying marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente. Esta foi a primeia vez que uma equipe da China chegou à decisão do Mundial de clubes, que historicamente é dominado por Turquia, Itália e Brasil.
Mais cedo, o Vero Vôlei Milão garantiu o terceiro lugar ao derrotar o Praia Clube por 3 a 0, aumentando o jejum brasileiro de pódio para cinco competições seguidas. A última medalha de um time do Brasil na competição foi ganha em 2018, pelo Minas Tênis Clube, que terminou com a prata.
Confira a seleção do Mundial:
- MVP:
- Isabelle Haak (SUE) - Conegliano (ITA)
- Levantadora:
- Joanna Wolosz (POL) - Conegliano (ITA)
- Ponteiras:
- Li Yingying (CHN) - Tianjin (CHN)
- Zhu Ting (CHN) - Conegliano (ITA)
- Meios de rede:
- Hena Kurtagic (SER) - Vero Vôlei Milão (ITA)
- Sarah Fahr (ITA) - Conegliano (ITA)
- Oposta:
- Isabelle Haak (SUE) - Conegliano (ITA)
- Líbero:
- Liu Liwen (CHN) - Tianjin (CHN)