Em um ano de oscilações recorrentes, dezembro ajudou e o mercado automobilístico brasileiro fechou 2023 em alta. O crescimento foi acelerado pelo programa de incentivo do governo federal lançado em junho com benefícios fiscais e, nos últimos meses, pela redução das taxas de juros e maior facilidade de financiamento. O segmento de automóveis e comerciais leves avançou 11,3% e, como virou rotina, a Fiat e a picape Strada mantiveram a liderança do mercado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O presidente da Fenabrave, a entidade dos concessionários, Andreta Jr, comemorou os resultados:
— Foi um ano em que o setor automotivo demonstrou uma recuperação importante e que deve ser celebrada, tanto que foi a 1ª vez, desde 2019, que tivemos mais de 2 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados no ano.
O executivo lembra o impulso das medidas provisórias que estimularam o setor:
— O que mostra que é necessária a busca de soluções permanentes que mantenham o mercado aquecido, já que se trata de um setor que conta com 7,4 mil concessionárias, instaladas em mais de mil municípios e que respondem por mais de 300 mil empregos e por 5% de participação no PIB nacional.
Andreta aponta também a melhora do credito e da inadimplência nos últimos meses.
A Fiat manteve a liderança com 475.519 emplacamentos e 21,82% de participação no mercado. A montadora de Betim ficou mais de 130 mil carros e seis pontos percentuais à frente do segundo colocado. Também liderou os segmentos de picapes compactas com a Strada, e intermediária (média compacta) com a Toro.
Como ocorreu em 2022, a General Motors e a Volkswagen trocaram de posição. Desta vez, a alemã fechou o ano em segundo, com 344.996 unidades e 15,83% do mercado, seguida pela norte-americana com 328.020 registros e 15,05% de participação.
A Toyota manteve o o quarto lugar (192.277 unidades e 8,82%) e a Hyundai (186.235 e 8,55%) fechou o ranking das cinco marcas mais vendidas em 2023. Foram seguidas pela Jeep, Renault, Nissan, que trocou de posição com a Honda, e Peugeot.
As chinesas BYD e GWM ganharam espaço e, mesmo com número reduzido de modelos, se aproximaram e superaram marcas tradicionais. A BYD ficou entre as ao marcas de automóveis mais vendidas em dezembro e fechou 2023 com 17.938 registros na 15º. A GWM teve recorde de venda mensal com 2.799 registros e o Haval 6 foi novamente o carro híbrido mais vendido no país. No ano, a chinesa ficou na 18ª posição com 11.479 unidades.
Automóveis e comerciais leves
Em dezembro, a venda de 248.544 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus saltou 16,88% em relação novembro e cresceu 14,60% comparação com o mesmo mês de 2022. Foram 236.599 automóveis e comerciais leves, mais 17,33% sobre novembro e 17,4% na comparação com igual período do ano passado.
No último mês do ano foram emplacados 10.068 caminhões, mais 11,24% sobre novembro, mas menos 16,53%. O segmento de ônibus foi o único em quebra com 1.877 unidades e menos 3,45% na comparação com novembro e tombo que 29,96% sobre o mesmo mesmo de 2022.
O emplacamento de 2.308.140 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus aumentou 9,7% na comparação com 2022. Pelos dados divulgados pela Fenabrave, 2.179.363 foram automóveis e comerciais leves, mais 11,33% sobre 2022. Caminhões caíram 16,39% com 104.155 unidades e os ônibus cresceram 12,63% com 24.662 registros.
O Polo trocou de posição com a Strada e foi o carro mais vendido em dezembro com 17.999 registros. A Strada, 22 vezes intercaladas o carro mais vendido no país, teve 10.576 registros. Foi seguida pelo Chevrolet Onix (10.832), Hyundai HB20 (9.627) e Chevrolet Onix Plus (6.375).
O Hyundai Creta manteve a liderança dos utilitários esportivos com 8.579 unidades e foi seguido pelo Volkswagen T-Cross, com 7.792 registros.
Dos dez carros mais vendidos em dezembro, três foram Fiat (Strada, Mobi e Argo), dois Chevrolet ( Onix e Onix Plus), Hyundai (HB20 e Creta) e Volkswagen (Polo e T-Cros) e um Renault (Kwid).
Ano de 2023
A Strada repetiu o excelente desempenho de 2022 e fechou o ano com quase dez mil unidades a frente do novo segundo colocado, o Volkswagen Polo, que passou HB20 que comandou os automóveis. A picape foi a primeira na maior parte do ano da lista dos carros mais vendidos e encerrou 2023 com 120.600 registros. O Polo somou 111.242 unidades. Foi seguindo pelo Chevrolet Onix com 102.043 unidades, HB20 com 88.905 e Chevrolet Onix Plus, que foi quinto com 74.887 emplacamentos.
O Volkswagen T-Cross passou o Chevrolet Tracker como utilitário esportivo mais vendido em 2023. Ficou na sétima posição geral enquanto a norte-americana caiu para a nona. O Hyundai Creta avançou uma posição e passou o Jeep Compass no décimo lugar geral.
Dos dez carros mais vendidos em 2023 três foram Fiat (Strada, Mobi e Argo) e Chevrolet (Onix, Onix Plus e Tracker) e dois Hyundai (HB20 e Creta) e Volkswagen (Polo e T-Cross).