A BYD terá quatro novos carros em 2024. O grupo gaúcho Iesa ampliará sua rede de concessionárias para acompanhar o avanço da marca chinesa no país. A vice-presidente global da BYD, Stella Li, foi recebida pelo comando da Iesa liderado por Marco Nahas, em Porto Alegre, nesta semana. A concessionária gaúcha é uma das principais da marca no país.
O novo Dolphin Mini promete ser o carro elétrico de menor preço no Brasil, em torno de R$ 100 mil, e repetir o sucesso do irmão maior, o Dolphin, o carro elétrico mais vendido no país. Em novembro, o compacto chinês emplacou 1.694 unidades. Mais do que a metade dos 3.197 registros de carros elétricos no país no mês.
A BYD ainda não revelou se repassará a alíquota integral do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos que começará em janeiro de 2024, que começa com 12%, passará para 25% em julho de 2024, 30% em julho de 2025 e chegará aos 35% em julho de 2026. O comando da empresa avalia o impacto que a medida terá na venda dos carros eletrificados.
Stella confirmou a chegada do Dolphin Mini no primeiro trimestre de 2024 e também de uma picape elétrica. Os dois veículos deverão ser produzidos na fábrica da BYD, em Camaçari (BA),que pertenceu à Ford e passa por reforma e instalação dos equipamentos de produção.
A vice-presidente global da BYD afirmou que o novo sub compacto permitirá a popularização do carro elétrico que permitirá o acesso aos diversos segmentos da população, incluindo estudantes.
Com investimentos iniciais de R$ 3 bilhões, o complexo baiano será inaugurado no próximo ano. Terá três unidades de produção dedicadas a automóveis elétricos e híbridos, outra para e chassis para ônibus e caminhões elétricos e a terceira destinada ao processamento de lítio e ferro. A capacidade da produção de veículos de passeio será de mil unidades ao ano na primeira fase com possibilidade de chegar a 300 mil unidades. A produção do complexo baiano deverá começar no segundo semestre.
A executiva reiterou a confiança no país e confirmou a continuidade dos investimentos anunciados. Avaliou a situação da economia e do mercado brasileiro de veículos, em especial dos eletrificados. Também destacou a importância do grupo Iesa no projeto de crescimento da marca no país.
A Iesa terá seis novas lojas BYD em 2024. Além Porto Alegre, as concessionárias da marca chinesa chegarão à cidades onde o grupo gaúcho já opera como Passo Fundo, em janeiro, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e ainda Pelotas e Santa Maria.
A exemplo das polícias militares da Bahia, do Espírito Santo e de São Paulo, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul desenvolverá um programa piloto de testes de veículos eletrificados em conjunto com a BYD. Os carros elétrico e híbrido serão avaliados em diversas atividades da polícia militar gaúcha.
Menor preço no país
A BYD, que quebrou paradigmas com o Dolphin e provocou a queda de preço dos carros elétricos, promete repetir o sucesso com o novo compacto. Lançado na China como Seagull e mais de 10 mil unidades vendidas no primeiro dia da pré-venda e soma a venda de 200 mil unidades, em sete meses. No Brasil, o pequeno carro elétrico pegará carona do irmão maior e trocará o nome para Dolphin Mini.
Desenvolvido com o conceito de um carro elétrico, o Dolphin Mini acompanha a identidade visual da BYD, a Ocean, inspirada em animais marinhos e o oceano. Linhas fluídas, o conjunto óptico traz faróis, luzes diurnas (DRL) e faróis auxiliares em LED. As lanternas traseiras também são em LED.
Com 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura, a distância entre eixos é de 2,5 m. O interior combina materiais plásticos e tecido. O quadro de instrumentos é digital e o multimidia conta com tela giratória de 10,8 polegadas.
O Seagull chinês conta com motor 102 cv e autonomia de até 405 quilômetros na versão mais potente.