O C3 Aircross chega com motor turbo de até 130 cv, câmbio automático contínuo variável e três opções de acabamento. Além de cinco lugares, utilitário esportivo Citroën terá versão de sete lugares que será lançada no próximo ano, quando será anunciado o seu preço. O Citroën C3 Aircross tem preços a partir de R$ 109.990, na versão Feel Turbo 200 AT, na venda online, a R$ 129.990, na topo de linha Shine 200 AT.
Desenvolvido pela engenharia da Stellantis no país, o novo Aircross será produzido em Porto Real (RJ) e destinado aos países da América do Sul. Mais de 75% de seus componentes são fabricados na região.
O design do novo Aircross remete à identidade visual da Citroën. O para-choque avançado em preto brilhante e a placa de proteção cinza, conforme a versão, contrastam com as cores da carroceria. O conjunto óptico com faróis e luzes diurnas (DRL) em LEDs são ligados às barras cromadas da grade com o duplo Chevron no centro.
Os para-lamas alargados, os arcos dos para-lamas, as portas, as rodas de rodas de 16” com pneus 205/65 R16 ou 17” com pneus 215/60 R17 e as barras longitudinais no teto marcam as laterais.
As lanternas em forma de C invadem as laterais e são ligadas por uma barra em preto brilhante na tampa do porta-malas. O aerofólio também em preto brilhante, o para-choque preto e a placa de proteção cinza completam o conjunto.
Estrutura e propulsão
O motor de todas as versões, o Turbo 200, atua com o câmbio automático continuo variável (CVT). São de 125 cv (gasolina) a 130 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 kgfm distribuídos pelo CVT que simula sete velocidades e conta com três modos de condução incluindo a troca sequencial de marchas pela alavanca do câmbio.
A estrutura do Aircross tem 65% de aços de alta e ultra alta resistência. A suspensão foi calibrada para enfrentar as irregularidades do piso sem comprometer o conforto e a estabilidade em curvas, acelerações e frenagens.
Os ângulos de entrada (23,8º), saída (32º) e o vão livre entre-eixos (233 milímetros) facilita superar os mais diferentes tipos de pisos nas ruas e estradas como lombadas, quebra-molas, caneletas e buracos.
Interior e conectividade
Com 4,320 metros de comprimento, 1m720 de largura e 1,678 m de altura, a distancia entre eixos é de 2,675 m. O porta-malas leva 493 litros de volume nas versões de cinco lugares.
O interior é personalizado pelos bancos e revestimentos exclusivos em tecido, couro e plástico conforme a versão. Na opção de sete lugares, o acesso à terceira fila de assentos é facilitado pelos bancos da segunda fileira que se erguem, apoiados por uma mola a gás.
Os passageiros das filas posteriores contam com sistema de ventilação no teto com fluxo de ar intenso e duas entradas USB.
Os bancos traseiros, que pesam pouco mais de oito quilos, podem ser retirados para aumentar o volume do porta-malas da versão de sete lugares. O volume de até 493 litros pelo padrão VDA pode chegar a mais de mil litros com o rebatimento dos bancos da segunda fileira.
O quadro de instrumentos digital TFT de sete polegadas é personalizável por toque em um botão no volante. São seis telas e duas opções de cores com diferentes parâmetros do veículo incluindo a melhor economia de combustível.
O multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10 polegadas sensível ao toque e comando de voz, é interativo com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos sem fio. O sistema tem até cinco conexões USB para os passageiros da primeira, segunda e terceira fileiras de bancos.
Direção com assistência elétrica progressiva, o Aircross traz controle eletrônico de velocidade com limitador integrado, airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistentes de partida em rampa e de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, ar-condicionado reforçado, entre outros.
Preto Perla Nera, cinza Artense, cinza Grafito, branco Banquise e vermelho Rubi são as cores disponíveis. A pintura poderá ser combinada em diferentes opções de teto bitom preto Perla Nera ou branco Banquise.
As três primeiras revisões do novo Aircross são gratuitas e o cliente poderá comprar antecipadamente até sete serviços de manutenção periódica e incluir o valor no financiamento do veículo.
A personalização do novo Aircross conta com mais de 40 acessórios originais Mopar.
Asfalto e terra
O conforto, a dirigibilidade e o desempenho do novo C3 Aircross foram provados na rápida avaliação no trecho de cerca de 30 quilômetros entre a Praia do Forte e a Barra do Sauípe (BH). Com condutor e acompanhante, sobrou potência e força ao conjunto propulsor e, em certos trechos, foi preciso cuidado para manter os limites de velocidade.
As acelerações e retomadas de velocidade foram rápidas com ultrapassagens seguras nos trechos de maior movimento. Rodamos a maior parte do percurso no modelo normal sem a necessidade de acionar o modo sport que leva o motor à rotações mais altas e deixa a aceleração mais rápida. Bom câmbio CVT distribuiu bem a potência e força.
A visualização do quadro de instrumentos e da tela do multimídia, que é intuitiva e substituiu botões em diversas funções, foi perfeita. O nível de ruído interno foi mínimo nas velocidades mais baixas.
A suspensão bem calibrada remete mais ao conforto de um sedã do que o de um utilitário esportivo. Macia, absorveu bem as irregularidades do pavimento sem comprometer a estabilidade dentro dos limites de velocidade permitido de 80 km/h. A rolagem da carroceria foi mínima para um utilitário esportivo. No paralelepípedo e na estrada de terra reduziu a vibração.
Versões e preços
Citroën Aircross
Feel Turbo 200 AT - R$ 109.990*
Feel Pack Turbo 200 AT - R$ 119.990
Shine Turbo 200 AT - R$ 129.990
*na venda online
Opcionais disponíveis conforme a versão
- Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Comfort (faróis de neblina + câmera de ré)
- Pack Design (grade dianteira + protetor lateral de portas)
O editor viajou a convite da Citroën