GWM avança no país com o Ora 3. Nas versões Skin e GT, o hatch elétrico urbano combina conforto, sofisticação e tecnologia. As duas configurações compartilham o motor, mas a bateria e autonomia são diferenciadas. O GWM Ora 3 chega ao mercado brasileiro com preços de R$ 150.000, na opção Skin, e de R$ 184.000, na GT.
As duas versões do hatch compacto GWM compartilham o motor elétrico de 171 cv de potência e força (torque) de 25,5 kgfm. A bateria diferencia as duas configurações. No Skin é de 48 kWh e no GT de 63 kWh. Ambas podem ser carregadas de 10% a 80% em até cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 50 minutos na contínua (DC) de um eletro posto rápido.
A autonomia do Ora 03 Skin pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro é de 232 km e pelo ciclo europeu WLTP de 310 km. Já o GT roda 319 km pelo padrão brasileirpo e 400 km pelo WLTP. O Ora 03 acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 160 km/h.
Com 4,25 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,59 m de altura, a distância entre eixos de 2,65 m garante amplo espaço e conforto interno. O porta-malas leva 232 litros. Com acesso por aproximação e partida por botão, o Ora 03 tem acabamento premium.
Direção elétrica e volante multifuncional, o quadro de instrumentos e a multimídia são integrados em duas telas de 10,25 polegadas e alta definição. A multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e conexão por Bluetooth. As portas USB são iluminadas na frente e o sistema de som conta com seis alto-falantes.
No GT, o interior é revestido em couro sintético e materiais macios. Os bancos têm ajuste elétrico, o do condutor com memória, massageador, ventilação e afastamento automático ao abrir a porta para facilitar o acesso e a saída do veículo. O carregador do celular é por indução.
O condutor pode optar por cinco modos de condução que alteram o comportamento do hatch compacto GWM. Os modos normal, eco, automático, esportivo e esportivo+ também condicionam o consumo da caga da bateria.
Branco Ágata, preto Hematita e vermelho Brava são as cores disponíveis para as duas versões. O cinza Amazonita é exclusivo do GT.
O interior combina com a pintura externa. No Skin, o azul Copacabana tem acabamento cinza e azul, o branco Ágata, off-white e marrom, o preto Hematita, preto com costuras azuis e o vermelho Brava, gelo e vermelho. No GT, o interior é sempre preto e vermelho.
Segurança e garantia
O Ora 03 conta com Sistema Avançado de Assistência ao Condutor nível 2+ (ADAS – Advanced Driver Assistance System) de condução semiautônoma nível dois. Todas as versões trazem controle eletrônico de velocidade, Stop & Go, sistemas de ajuste ao ângulo da curva, de desvio de caminhões, alerta, de manutenção e de centralização de faixa, entre outros.
Sete airbags, o Ora 3 traz avançados recursos de apoio à condução. São sistemas como alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente de ponto cego com reconhecimento de carros, ciclistas e motos. Também identificação de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade e visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras.
O GT acrescenta ainda alerta e frenagem autonomia de emergência de tráfego cruzado e assistente de estacionamento automático.
A garantia do GWM Ora 03 é de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria. O Pacote Tranquilidade oferecido ao comprador do compacto elétrico e válido por dois anos inclui carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos para a bateria em caso de danos físicos ou elétricos e a Tag GWM / Veloe por um ano para pedágios e cancelas de estacionamento, entre outros.
O cliente conta ainda com financiamento e recompra garantida por 85% da tabela FIPE e o serviço Tomorrow Assistance.
Nas ruas
O trânsito congestionado de São Paulo não impediu que o Ora 3 Skin mostrasse algumas qualidades na rápida avaliação pelas ruas da cidade. O conforto, o nível do acabamento e as respostas rápidas do motor agradaram.
O interior do hatch compacto elétrico chamou a atenção pelo uso de materiais premium. Com bom espaço, os bancos acomodam bem o condutor e o acompanhante.
Como na maioria dos carros elétricos, a força (torque) do motor garantiu acelerações e retomadas rápidas de velocidade. O percurso e o tráfego pesado com o anda e para contínuos dificultaram uma melhor avaliação do Ora 3 Skin.
A suspensão bem calibrada absorveu as irregularidades do pavimento e também lombadas e quebra-molas. A vibração e o nível de ruídos foram mínimos.
Ao final, ficou a expectativa do comportamento do Ora 3 Skin em uma avaliação mais longa no uso diário.
*O editor viajou a convite da GWM Brasil