O ID Buzz, a versátil releitura elétrica atualizada da Kombi, chegou ao país. São 70 unidades disponíveis apenas por assinatura. Rodamos no interior de São Paulo com o ID Buzz Pro equipado com motor de 204 cv e autonomia de até 420 uilômetros no ciclo WLTP. Com planos de 12 a 48 meses, os contratos são a partir de R$ 12.990 por mês.
Produzido em Hannover, na Alemanha, o ID Buzz é montado sobre a arquitetura MEB da Volkswagen para veículos 100% elétricos. O visual remete de forma estilizada e futurista à velha e boa Kombi, que foi fabricado no Brasil até 2013.
O conjunto óptico combina faróis IQ. Light Matrix que parecem conectados com a assinatura noturna na grade frontal. As luzes diurnas e os sinalizadores são em LED. As lanternas traseiras 3D também em LED.
Os espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, as maçanetas dianteiras com iluminação, os vidros traseiros escurecidos e as rodas de liga leve de 20 polegadas e pneus robustos marcam as laterais.
O ID Buzz tem 4,71 metros de comprimento, 1,98 de largura, 1,94 m de altura e distância entre eixos de 2,99 m.
O generoso espaço interno é modulável, combinando carga e passageiros. As opções permitem cinco lugares ou transporte de 1.121 até 2.205 litros com a segunda fileira de bancos rebatida.
Interior ecológico
O interior ecológico da van elétrica é revestido em materiais sustentáveis no painel, bancos e laterais das portas. A iluminação ambiente conta com 30 opções de cores.
O quadro digital de instrumentos tem tela de cinco polegadas e o multimidia de 12 polegadas sensível ao toque e comando por voz. O sistema é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos e também aciona o comando de estacionamento semiautônomo.
O assistente de comunicação inteligente com iluminação bidirecional via LED realiza diversas funções por voz, como o uso do ar-condicionado digital de duas zonas. A câmera 360° garante visão integral no entorno do ID Buzz. Sensores e o assistente traseiro transversal de saída de vaga auxiliam as manobras de estacionamento.
Os bancos dianteiros com ajustes elétricos têm apoios lombares e função de massagem. O acesso à segunda fileira de bancos é facilitado pelas portas laterais com abertura e fechamento automáticos.
O banco traseiro, com trilho para ajuste horizontal, tem encosto bipartido, rebatível e reclinável. Entradas USB, porta revistas e celulares e divisão para pet complementam o espaço traseiro..
O conjunto propulsor do utilitário combina motor elétrico de 204 cv e força (torque) de 31,6 kgfm com tração no eixo traseiro e bateria de 77 kWh. A autonomia é de 420 quilômetros pelo ciclo WLTP. A recarga da bateria em corrente alternada é de 11 kW. Em estação de carga rápida de corrente contínua, a potência aumenta para até 170 kW e a carga sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
A assinatura do ID Buzz pode ser feita pelo site do VW Sign&Drive on-line ou pelas concessionários que aderiram ao projeto da marca. A partir de R$ 12.990, os contratos têm a duração de 12, 24, 36 ou 48 meses com limite de até 3.100 quilômetros por mês. Incluem os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.
Presença marcante
A releitura atualizada da Kombi deixou sua marca por onde passou. Foi difícil ficar indiferente à van com pintura saia e blusa amarelo pomelo e branco. Rodamos pouco mais de meia hora na região de Itú, no interior de São Paulo, por trechos de estrada e urbano.
A posição elevada de dirigir em relação a um hatch ou sedã ficou próxima a de um utilitário esportivo. Conectado, O ID-Buzz lembrou o conforto e a dirigibilidade de um carro de passeio remetendo a um sedã ou uma station de luxo.
A ampla área envidraçada facilitou a visibilidade externa. As rodas de 20 polegadas, os pneus 235/55 R20 e suspensão macia garantiram rodar tranquilo, mesmo nos trechos nem sempre em melhores condições.
Como na maioria dos carros elétricos, sobrou potência e força, apesar dos 2,2 mil quilos do ID-Buzz. Nas ruas de Itú, as pessoas e motoristas olhavam atentos para ver o ID-Buzz. Nos diversos cruzamentos, paravam para dar passagem à "Kombi elétrica". E, na breve parada no centro, tivemos diversos pedidos para tirar uma foto com o veículo.