Com essa moda hollywoodiana de investir em prólogos, é natural que o espectador se perca ou pelo menos fique em dúvida sobre a ordem dos filmes: vale a data de estreia ou o tempo cronológico?
Vejam o caso de Alien: Romulus (2024), de Fede Alvarez, em cartaz nos cinemas desde a quinta-feira passada (15). É o nono título da franquia de ficção científica e terror iniciada por Ridley Scott em Alien: O Oitavo Passageiro (1979). Mas sua trama se passa entre o filme original e Aliens: O Resgate (1986), de James Cameron.
Portanto, poderia ser considerado o terceiro título da saga, certo? Errado. Pela cronologia, antes do, hã, primeiro Alien há quatro filmes.
Com a óbvia exceção de Romulus, todos os segmentos estão disponíveis no Disney+.
"Alien": ordem cronológica dos filmes da saga
1) Alien vs. Predador (2004)
De Paul W.S. Anderson. Uma equipe de cientistas descobre uma pirâmide que abriga duas espécies de alienígenas. Uma delas considera os humanos incubadores para novos aliens. A outra é de atletas intergalácticos que caçam por diversão, os predadores. Vale só pela curiosidade.
2) Alien vs. Predador 2: Réquiem (2007)
De Colin Strause e Greg Strause. Os moradores de uma cidadezinha do Colorado ficam no fogo cruzado da guerra entre aliens e um solitário predador. Fuja.
3) Prometheus (2012)
De Ridley Scott. Uma equipe científica embarca em uma jornada espacial para descobrir a verdade sobre a origem da raça humana, mas depara com algo assustador. Com Michael Fassbender, Noomi Rapace, Charlize Theron e Idris Elba no elenco, o filme prometeu mais do que cumpriu. Mas é a maior bilheteria da franquia, com US$ 403 milhões.
4) Alien: Covenant (2017)
De Ridley Scott. Dez anos depois dos acontecimentos de Prometheus, a tripulação liderada pelo capitão Oram (Billy Crudup), que inclui o androide Walter (Michael Fassbender), tem a missão de levar 2 mil colonos que estão hibernando até o distante planeta Origae-6, onde esperam estabelecer uma nova base. No meio do caminho, descobrem um astro que parece ser um paraíso para os humanos, mas que logo vai se revelar um inferno. O filme se desequilibra entre o horror sangrento e a especulação metafísica.
5) Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
De Ridley Scott. O surgimento do monstro concebido pelo artista suíço H.R. Giger tornou-se um marco do cinema (e venceu o Oscar de efeitos visuais). Na trama, a tripulação de uma nave espacial, a Nostromo, começa a ser dizimada um por um, restando apenas a tenente Ripley (Sigourney Weaver) para enfrentar o ser invasor. O filme cunhou um dos mais antológicos slogans: "No espaço, ninguém pode ouvir você gritar".
6) Alien: Romulus (2024)
De Fede Alvarez. Um grupo de jovens colonizadores do espaço explora uma estação abandonada, onde encontram uma forma de vida assombrosa, que os obriga a lutar pela própria sobrevivência. De acordo com declarações do diretor, mesmo quem nunca assistiu a nenhum dos filmes da franquia pode ver Romulus sem prejuízos, pois a narrativa se sustenta de maneira independente. Cineasta de A Morte do Demônio (2013) e O Homem nas Trevas (2016), Alvarez também disse que apostou mais em efeitos práticos, com menos imagens geradas por computação gráfica: há aliens controlados por equipes de marionetistas, para assustar de verdade os atores, que incluem Cailee Spaeny e Isabel Merced. E vale prestar atenção em uma homenagem ao Uruguai: aparece uma bandeira do Peñarol.
7) Aliens: O Resgate (1986)
De James Cameron. Após despertar de uma hibernação de 57 anos, a tenente Ripley (Sigourney Weaver) volta a combater um alienígena mortal. Ou melhor, centenas, como o plural do título indica. Enquanto isso, a protagonista se afeiçoa por uma garota traumatizada, Newt, única sobrevivente de um massacre perpetrado pelos xenomorfos em uma colônia espacial. Espetáculo do cinema de ação, venceu o Oscar nas categorias de efeitos visuais e edição de som e concorreu aos prêmios de melhor atriz, edição, direção de arte, som e trilha sonora.
8) Alien 3 (1992)
De David Fincher. Ripley (Sigourney Weaver) é a única sobrevivente quando sua nave cai em Fiorina 161, um planeta inóspito habitado por ex-condenados de uma prisão de segurança máxima. Percebe-se no filme os muitos percalços dos bastidores, que incluem o trabalho de nove roteiristas, a contratação de Fincher com as filmagens já iniciadas e uma enorme interferência do estúdio, que acabou demitindo três vezes o diretor ao longo da produção.
9) Alien: A Ressurreição (1997)
De Jean-Pierre Jeunet. Duzentos anos depois de Alien 3, mostra o processo de clonagem de Ripley (Sigourney Weaver), que havia morrido na aventura anterior. Com o auxílio de um bando de piratas do espaço, ela se empenha em numerosas batalhas de que também participam os personagens de Winona Ryder, Dominique Pinon e Ron Perlman. É um dos filmes menos apreciados da saga.
Veja "Alien: Romulus" comigo
Alien: Romulus é o filme de uma sessão especial para o Clube do Assinante, em comemoração antecipada do aniversário de sete anos de GZH. Será na segunda, dia 26, com recepção a partir das 20h50min no GNC do shopping Praia de Belas (a exibição começa às 21h30min). O convite é válido para você, que lê a coluna, e para um acompanhante. As inscrições são limitadas, então clica logo neste link para participar: https://forms.gle/17mCP3Pb8ynX4sUQ9
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano