O Dia da Informática foi celebrado neste domingo, 15 de agosto. Para não deixar a data passar batida, fiz uma lista com sete filmes em que os avanços na computação foram fundamentais.
São aqueles com muitos e incríveis efeitos visuais. Não à toa, todos ganharam o Oscar da categoria.
E todos estão disponíveis em plataformas de streaming.
Matrix (1999)
A aventura de ficção científica das irmãs Wachowski não inventou o bullet time, o efeito de câmera lenta que praticamente congela as cenas de ação. Mas foi o sucesso deste filme que popularizou o recurso. (HBO Max, Netflix, Telecine, Google Play e YouTube)
Trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003)
Triplamente vencedora no Oscar de efeitos visuais, a trilogia dirigida por Peter Jackson deixou como um de seus legados a técnica de captura de movimentos faciais e corporais empregada para criar o Gollum. O ator Andy Serkis virou um craque em personagens digitais: depois, ele faria, por exemplo, King Kong e o César da franquia O Planeta dos Macacos. (HBO Max, Google Play e YouTube)
O Curioso Caso de Benjamin Button (2007)
No filme de David Fincher, uma espantosa combinação de maquiagem — também premiada com o Oscar — e computação gráfica permitiu que Brad Pitt interpretasse o protagonista do começo ao fim de sua vida. (HBO Max, Google Play e YouTube)
Avatar (2009)
A obra do diretor James Cameron é um marco. E não apenas por ser dona da maior bilheteria de todos os tempos (US$ 2,84 bilhões).
Pela primeira vez, duas empresas rivais, a Weta, do cineasta Peter Jackson, e a Industrial Light & Magic, criada por George Lucas (o pai do universo Star Wars), trabalharam juntas na produção dos efeitos visuais de um filme. Que, por sua vez, espelha o próprio processo de criação de personagens virtuais, os avatares aos quais o título faz referência: os humanos, como o ex-fuzileiro naval interpretado por Sam Worthington, adotam corpos desenvolvidos via engenharia genética para interagir com o povo Na'vi. (Disney+)
A Origem (2010)
O diretor Christopher Nolan usou os efeitos visuais para juntar duas coisas que, aparentemente, não casam: psicanálise e explosões. O resultado desta agitada jornada pelo inconsciente é fascinante. (Google Play e YouTube)
Gravidade (2013)
Uma equipe de 400 pessoas trabalhou durante três anos no filme dirigido por Alfonso Cuarón para simular o cenário onde estão os astronautas vividos por George Clooney e Sandra Bullock: a vastidão do espaço sideral, um lugar com gravidade zero. (HBO Max, Netflix, Google Play e YouTube)
Mogli: O Menino Lobo (2016)
Para fechar a lista, recomento procurar na internet as fotos que mostram o antes e o depois das cenas de Mogli: O Menino Lobo. Nessas imagens, você pode ver o tamanho dos efeitos visuais no filme dirigido por Jon Favreau que deu toques de "realismo" ao clássico desenho animado da Disney. (Disney+)