Como já virou tradição, convidei os participantes do grupo de WhatsApp que reúne leitores da coluna para montar uma lista de filmes com cara de Dia dos Namorados, nesta quarta-feira, 12 de junho.
Aviso de antemão que não tem só comédia romântica, e o final de alguns títulos sugeridos é até triste. Clique nos links para saber mais.
Se você quiser participar do grupo de Whats, mande mensagem para o número (51) 99667- 4125 solicitando seu ingresso e enviando os seguintes dados: nome completo, CPF do titular da assinatura e cidade de residência. A turma, que é exclusiva para assinantes de GZH ou ZH, conversa diariamente sobre os filmes e seriados que estão assistindo.
1) Sabrina (1954)
Tisiane Mordini de Siqueira indicou o filme de Billy Wilder: "A filha do motorista se apaixona pelo filho do patrão, mas é invisível para seu amado. Após uma temporada em Paris, ela volta elegante e linda e desperta o interesse do sujeito, mas a família tenta impedir o romance. Não me canso de ver esta comédia romântica em preto e branco com a Audrey Hepburn e o Humphrey Bogart. Adoro como ele passa a amá-la enquanto tenta salvar os negócios da família". (Disponível para aluguel em Amazon Prime Video e Apple TV)
2) A Dama e o Vagabundo (1955)
José Leandro Schalanski indicou o filme de Wilfred Jackson, Clyde Geronimi e Hamilton Luske: "O desenho animado clássico da Disney traz, além da inesquecível história romântica entre os dois cachorros, um dos momentos mais memoráveis do cinema: a cena do jantar à luz de velas". (Disney+)
3) Namorada de Aluguel (1987)
Wolney Prado indicou o filme de Steve Rash: "Lançado diretamente em vídeo, marcou a entrada da Disney no mercado doméstico brasileiro. Ronald (Patrick Dempsey) um aluno tímido, sabendo que a queridinha da escola Cindy (Amanda Peterson) precisa de dinheiro para um vestido, empresta a grana em troca de ela se passar por sua namorada. Ela topa, e daí vem as divertidas consequências da decisão". (Star+)
4) Antes do Amanhecer (1995)
José Leandro Schalanski também indicou o filme de Richard Linklater: "Dois estranhos se conhecem em um trem e decidem passar as próximas horas na companhia um do outro, compartilhando afinidades, em uma relação rápida mas envolvente. O casal formado por Ethan Hawke e Julie Delpy tem uma ótima química. Houve duas continuações, Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite". (Max)
5) Encontro Marcado (1998)
Vieira da Cunha indicou o filme de Martin Brest: "Por paradoxal que possa parecer, há muita sensibilidade e delicadeza neste filme, no qual a Morte acaba se apaixonando ao tentar cumprir sua missão. O elenco é 10, com Brad Pitt, Anthony Hopkins e a bela Claire Forlani". (canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
6) Como Se Fosse A Primeira Vez (2004)
Patrícia Castro e Wenceslau Nunes Neto indicaram o filme de Peter Segal: um veterinário paquerador (Adam Sandler) vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore (Drew Barrymore). Mas há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Assim, Henry é obrigado a conquistá-la dia após dia. Wenceslau comentou: "O filme provoca uma reflexão: que tal lembrarmos de conquistar o outro todos os dias?". Patrícia completou: "Para ver a dois". (Max)
7) Amor à Toda Prova (2011)
Wolney Prado também indicou o filme de John Requa e Glennn Ficarra: "Cal Weaver (Steve Carrell) é um quarentão de vida perfeita, bom emprego, filhos e um casamento com a sua namorada do colégio, Emily (Julianne Moore). Mas ele descobre que Emily o está traindo e quer o divórcio. Agora no mundo dos solteiros, o protagonista se vê como um peixe fora d'agua e vai precisar de um tubarão como Jacob (Ryan Gosling), especialista nestas águas perigosas das conquistas amorosas". (Max)
8) O Lado Bom da Vida (2012)
Ricardo Fajardo de Oliveira indicou o filme de David O. Russell: "Os loucos também amam, e todos temos um pouco de 'loucura'. É um filme que foge dos romances convencionais. Na trama, um homem que passa por uma fase difícil (Bradley Cooper) está disposto a reconquistar sua ex-esposa. Através de amigos, ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence, Oscar de melhor atriz coadjuvante), que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los". (Amazon Prime Video e Netflix)
9) Rye Lane: Um Amor Inesperado (2023)
Eu indico o filme de Raine Allen Miller: a diretora inglesa conta a história de Dom e Yas, personagens vividos com graça, energia e química por David Jonsson e Vivian Oparah. Eles se conhecem por acaso em um banheiro unissex de uma galeria de arte. Recém-saídos de namoros fracassados, os dois discutem relacionamentos, amores, sonhos e decepções enquanto passeiam pelas ruas do sul de Londres. O cenário é um personagem à parte, e a solução encontrada para apresentar flashbacks é muito bacana. (Star+)
10) Todos Menos Você (2023)
José Leandro Schalanski também indicou o filme de Will Gluck: "Esta comédia romântica foi uma das 10 maiores bilheterias do cinema brasileiro deste ano. Uma mulher e um homem se conhecem em um café e passam a noite juntos, mas brigam na manhã seguinte. Os dois vão precisar conviver durante o final de semana em que irá ocorrer o casamento da irmã da protagonista. Sydney Sweeney e Glen Powell esbanjam carisma em situações inusitadas". (Max)
11) Vidas Passadas (2023)
Marilise De Zotti e Suelen Schardong indicaram o filme de Celine Song: "Mostra um romance instigante e moderno", escreveu Marilise.
"O reencontro de uma mulher e de um homem que na infância, em Seul, eram os melhores amigos (ou quase namoradinhos) em Nova York dá um gostinho de Antes do Pôr-do-Sol à trama, mas com um toque a mais". Suellen acrescentou: "Filme necessário para nos lembrar do quanto subestimamos a preciosidade de uma paixão que a vida não estragou". Vidas Passadas concorreu ao Oscar de melhor filme e de melhor roteiro original. (canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)