O Festival Internacional de Cine de Punta del Este (no Uruguai), que será realizado de 23 a 29 de fevereiro, divulgou oficialmente a programação completa da sua 26ª edição. As exibições vão ocorrer em quatro salas, e a entrada é gratuita em todas elas. O filme brasileiro Pérola (2023) abrirá o evento, fora de competição, na noite de sexta-feira (23), com a presença do diretor Murilo Benício e da atriz Drica Moraes.
Nesta edição, Punta vai homenagear o cineasta gaúcho Jorge Furtado, que em 2024 está completando 40 anos de carreira. Seu primeiro trabalho foi o curta-metragem Temporal (1984), codirigido por José Pedro Goulart, com quem também assinaria O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986) — premiado nos festivais de Havana, em Cuba, e Huelva, na Espanha.
Na sequência, vieram Barbosa (1988), uma parceria com Ana Luiza Azevedo que revive o primeiro grande trauma da Seleção Brasileira, o Maracanazo, na Copa do Mundo de 1950, e Ilha das Flores (1989), que inscreveu o nome de Furtado na história. Ele recebeu o Urso de Prata de melhor curta no Festival de Berlim ao usar a trajetória de um simples tomate para explicar a lógica do sistema capitalista e dimensionar o tamanho da desigualdade social no Brasil. Nesse título, ele depurou o estilo de hipertexto que se tornaria uma marca registrada.
Hoje com 64 anos, Furtado soma mais de 20 longas no currículo, como diretor ou roteirista, em trabalho solo ou em dupla, entre ficções e documentários. No segundo semestre, deve lançar Virgínia e Adelaide, rodado em Porto Alegre e codirigido pela carioca Yasmin Thainá. Também tem uma vasta coleção de obras para a TV, como as premiadas séries Doce de Mãe e Sob Pressão.
Em Punta, a Retrospectiva Jorge Furtado apresentará seis filmes, inicialmente no Teatro Casa de la Cultura. No sábado (24), às 19h, a mostra começa com O Homem que Copiava (2003), uma colagem de gêneros que, na época de seu lançamento, foi considerado o "melhor filme brasileiro dos últimos 20 anos" por Fernando Meirelles, o realizador de Cidade de Deus (2002).
No domingo (25), tem programa duplo. Às 18h30min, O Mercado de Notícias (2014), documentário que discute o papel da mídia e sua influência na democracia. Às 20h15min, a comédia romântica adolescente e praiana Houve uma Vez Dois Verões (2002).
Na segunda-feira (26), às 22h, o diretor será homenageado na Sala Cantegril, a principal do festival, com direito a exibição de Ilha das Flores. Nessa mesma noite, o público poderá ver um dos favoritos da competição, Pedágio (2023), da diretora paulista Carolina Markowicz.
Na terça (27), o cinema será o do Teatro Casa de la Cultura Maldonado, em outra dobradinha: às 17h, Saneamento Básico, o Filme (2007), comédia que reúne um grande elenco — Lázaro Ramos, Wagner Moura, Fernanda Torres, Camila Pitanga, Bruno Garcia e Paulo José — e às 19h, Meu Tio Matou um Cara (2004), com Darlan Cunha, Deborah Secco, Ailton Graça, Dira Paes e, novamente, Lázaro Ramos.
A mostra Panorama Internacional é outro destaque do Festival de Punta. Entre os filmes a serem exibidos, estão Eu, Capitão (2023), de Matteo Garrone, e A Sala dos Professores (2023), de Ilker Çatak, que representam, respectivamente, a Itália e a Alemanha na disputa do Oscar internacional; Monster (2023), do japonês Hirokazu Kore-eda, o melhor filme do ano passado; e Cerrar los Ojos (2023), que marcou o retorno do cineasta espanhol Victor Eríce — o autor de O Espírito da Colmeia (1973) — quase 30 anos depois de seu longa anterior.
Confira a programação completa no site oficial do 26º Festival Internacional de Cine de Punta del Este: cinepunta.uy.