Fazendo jus ao nome, a Tela Quente desta segunda-feira (7) destaca um dos astros mais quentes dos filmes de ação: Jason Momoa, protagonista de Braven: Perigo na Montanha (2018). Contrariando o nome, a sessão que começa à meia-noite na RBS TV envolve um cenário com neve, água gelada e bandidos frios.
Estadunidense de 42 anos nascido em Honolulu, no Havaí, Momoa iniciou a carreira nas séries de TV. Interpretou o guarda-vidas Jason Ioane em uma nova versão de S.O.S. Malibu (1999-2001) — quando não era cabeludo nem barbudo —, depois fez o bartender Frankie Seau em North Shore (2004-2005) e o soldado de elite Ronon Dex na ficção científica Stargate: Atlantis (2005-2009). No cinema, seu primeiro personagem de destaque foi o protagonista de Conan, o Bárbaro (2011).
A fama começou a aumentar quando apareceu na primeira temporada de Game of Thrones (2011-2019). O ator viveu Khal Drogo, o líder da tribo guerreira Dothraki e pai dos dragões de Daenerys Targaryen. Para conseguir o papel, nos testes ele executou o Haka, a dança típica dos maoris que é tradicionalmente usada para intimidar um adversário (como faz a seleção de rúgbi da Nova Zelândia).
Daí em diante, mais portas se abriram para Momoa. Tornou-se super-herói em títulos como Liga da Justiça (2017) e Aquaman (2018), dono da maior bilheteria (US$ 1,15 bilhão) entre os longas-metragens da DC — batizada de Aquaman and the Lost Kingdom, a segunda aventura cinematográfica solo está prevista para 17 de março de 2023. Protagonizou as séries Frontier (2016-2018) e See (2019-2021). Na pele do heroico piloto e combatente Duncan Idaho, está no elenco de Duna (2021), um dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme. Será visto ainda em 2022 em Slumberland, uma adaptação da clássica história em quadrinhos Little Nemo (1905-1913), de Winsor McCay. E já confirmou presença como vilão de Velozes e Furiosos 10 (a bilionária franquia estrelada por Vin Diesel retorna em 2023).
Em Braven, o ator trabalha também como produtor, através da Pride of Gypsies, empresa fundada em 2010. O filme é dirigido por Lin Oeding, que assinou alguns episódios das recentes séries Cobra Kai e Reacher e é um ex-coordenador de dublês. Isso tem um ônus e um bônus: por um lado, os personagens não são muito desenvolvidos; por outro, as cenas de pancadaria, tiroteio e afins criam tensão e a ilusão do real.
A trama de uma hora e meia foi filmada na gelada Terra Nova, uma ilha do Canadá. Momoa interpreta Joe Braven, um madeireiro que mora com a esposa, a filha pequena, Charlotte, e o pai (Stephen Lang, de O Homem nas Trevas), que está apresentando sinais de demência. Por conta dessa situação de saúde, a rotina deles já não é tranquila, mas a família vai entrar definitivamente em apuros ao, sem querer, cruzar o caminho de um bruto traficante de drogas, Kassen (Garret Dillahunt, o John Dorie do seriado Fear the Walking Dead). A partir daí, Braven terá de colocar à prova seus conhecimentos sobre a natureza do lugar e sua criatividade sobre o uso de armadilhas.