O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Gabriel Souza foi a Brasília nesta quinta-feira (27) participar do Fórum Nacional de Governadores. Com a presença de ministros do governo federal, os chefes dos Estados debateram desde a PEC da segurança pública até mudanças no Bolsa Família e impactos da reforma tributária.
Sobre a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda — anunciada nesta quarta-feira (27) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e detalhada na manhã desta quinta —, Gabriel pediu ao governo federal que haja uma compensação aos Estados, que terão perdas “muito severas”.
— Isso também impacta, de certa forma, as finanças dos Estados de forma muito severa, na medida em que retira receitas dos Estados e, naturalmente, desequilibra as contas públicas. Precisamos muito que o governo federal atente para compensações que, eventualmente, sejam necessárias nesse processo.
Gabriel saiu de Porto Alegre na noite de quarta-feira (27) como governador em exercício, mas voltou a Porto Alegre na tarde de quinta já como vice, após o retorno de Eduardo Leite da missão na Ásia. Em função da viagem, os dois não se encontraram, e por isso não houve nenhuma solenidade para retransmissão do cargo à Leite.