Nove dias depois da posse, a vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara (PSOL), assumiu a prefeitura. É a primeira vez que uma mulher negra assume o Executivo municipal, ainda que em caráter temporário. O prefeito, Fernando Marroni, está afastado por questões familiares e reassume na próxima segunda-feira (13).
— É um dia para termos orgulho, orgulho da nossa ancestralidade que ajudou a construir esta cidade e orgulho do nosso povo — disse Daniela, em vídeo publicado nas suas redes sociais.
Daniela é cantora, compositora, locutora e professora de Artes com habilitação em Música, graduada pela UFPel. Tem reconhecida carreira musical nos palcos da cidade e região, cantando samba e MPB. Também participou como intérprete de festivais renomados, como Reponte da Canção e Tafona. Foi idealizadora e coordenadora de projetos na Academia do Samba como Semente Azul do Samba e de oficinas gratuitas de violão e canto oferecidas à comunidade em geral.
Antes de ser eleita vice-prefeita, foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas, proferiu palestras sobre a importância cultural e social do carnaval e da Escola de Samba, e também ministrou oficinas de canto e violão em vários bairros da cidade de Pelotas, e foi assessora na Câmara de Vereadores de Pelotas.
É uma das fundadoras do Grupo de Cantos Sagrados Ojuobá, que tem por objetivo difundir a cultura afro-brasileira e africana, por meio do canto, e combater o preconceito. Também é coordenadora do Emancipa — movimento social de educação popular.