Dois meses depois de o vice-governador Gabriel Souza ter liderado uma missão oficial à Índia, um grupo de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Invest RS está de volta ao país para tentar fechar negócios.
Na missão gaúcha à Índia, o diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial da agência, Fabricio Forest, manteve reuniões com colegas indianos na sede da Invest Índia em Nova Delhi. Forest conheceu os projetos de atração e promoção do país mais populoso do mundo, que está com apetite para fazer negócios.
— Eles contam com uma estrutura de 500 pessoas para trabalhar nos seus projetos. É impactante — afirma.
Um dos objetivos desta missão é abrir mercado para sucos, vinhos e espumantes no segundo país mais populoso do mundo. Na agenda está a participação na Indusfood, maior feira de alimentos e bebidas na Ásia. Os indianos já tinham manifestado interesse no portfólio de bebidas do Rio Grande do Sul em novembro, quando o vice Gabriel visitou o país.
O diretor-adjunto do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Sebastian Watenberg, acompanha a delegação, que também esteve com o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, e com o adido agrícola da embaixada, Angelo de Queiroz Maurício.
Para aumentar as chances de negócios, a formalidade de uma recepção na Embaixada do Brasil em Delhi foi trocada por uma degustação com sucos, vinhos e espumantes gaúchos. Produtos das empresas Suvalan, Aurora, Dom Giovani, Casa Valduga e Mairson Forestier foram saboreados por representantes da imprensa indiana e empresários ligados ao mundo dos vinhos.