A série de entrevistas ao Jornal Nacional não mudou a percepção dos eleitores sobre os principais candidatos a presidente da República. Uma semana depois da primeira entrevista, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), a pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda-feira (29) mostrou que o ex-presidente Lula (PT) segue na frente com os mesmos 44% do levantamento anterior. Bolsonaro mantém os 32% que tinha em 15 de agosto. A vantagem de 12 pontos foi mantida.
Ciro Gomes, ouvido na terça-feira da semana passada, passou de 6% para 7%, mas essa evolução está dentro de margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Simone Tebet (MDB), a última entrevistada, evoluiu de 2% para 3%, o que também está dentro da margem de erro. O percentual de eleitores indecisos (6%) e dos que pretendem votar nulo ou branco (7%) sugerem que as dificuldades para um candidato de terceira via quebrar a polarização seguem consistentes.
A pesquisa, que ouviu 2 mil eleitores entre os dias 26 e 28 de agosto, ainda não captou os efeitos do debate realizado no domingo (28) à noite. Está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-01979/22.
Em outra pesquisa também divulgada nesta segunda-feira, a BTG Pactual/FSB, Lula tem 43% das intenções de voto no primeiro turno (dois a menos do que no levantamento anterior), contra 36% de Bolsonaro. Em seguida vêm Ciro com 9% e Simone com 4%. Vera Lúcia e Pablo Marçal, que retirou a candidatura, marcaram um ponto. Os demais não chegaram a 1%.
O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-08934/2022, ouviu 2 mil pessoas, por telefone, entre 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%.